Bebês meninos: coisas que toda mãe precisa saber e ninguém fala

Bruna Stuppiello

A seguir, veja quais são os fatos importantes sobre os bebês meninos que muitas vezes ninguém fala

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Os bebês meninos possuem algumas diferenças entre as meninas sobre as quais muitas vezes as mamães não são informadas e podem até levar um susto. Por isso, saiba quais são esses fatos incríveis sobre bebês meninos a seguir:

As emoções do bebê menino

Sabe aquela velha história machista de que meninos são mais durões do que meninas e tudo o mais? Bom, acreditar nisso pode ser MUITO prejudicial para os bebês meninos! Isto porque a verdade é que os bebês meninos tendem a ser emocionalmente mais sensíveis do que as meninas.

Uma pesquisa publicada na revista científica Infant Mental Health descobriu que os reguladores de estresse no cérebro dos bebês meninos amadurecem de forma mais lenta do que os de bebês meninas. Devido a isso, de acordo com o estudo, os meninos seriam mais afetados por situações estressantes, tanto emocionalmente, quanto em seus cérebros, tendo este órgão mais prejudicado por toxinas produzidas durante momentos de estresse.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Assim, todo o bebê precisa de muito colo, carinho e amor, mas saiba que os bebês meninos podem ser os mais afetados quando não recebem isto de seus pais ou cuidadores.

Seu bebê terá ereções, e está tudo bem!

É fato: bebês meninos podem ter ereções espontâneas e está tudo bem. Saiba que essas ereções são normais e podem até ajudar seu bebê. Isto porque essas ereções ajudam a desprender naturalmente o prepúcio, pelinha ao redor do pênis que fica grudada a ele no início da vida do bebê.

Testículos grandes no começo

Outra coisa que pode assustar as mamães de menino no início é o tamanho dos testículos! Mas fique calma, saiba que no início é normal os bebês terem testículos grandes e isto não apresenta riscos.

Os testículos ficam um pouco maiores após o parto devido ao excesso de hormônios que são liberados durante o nascimento e também por algum possível trauma que possa ter ocorrido no parto.

Região muito delicada

Lembre-se que o pênis do seu bebê é uma região muito delicada e qualquer coisa lá pode causar grande desconforto. Portanto, se seu bebê começar a chorar e você não conseguir descobrir qual é o problema, vale dar uma olhadinha no pênis para checar se está tudo bem, afinal, seu pequeno ainda não consegue expressar onde é a dor.

Fique atenta ao fluxo de xixi

É importante ficar atenta ao fluxo de xixi do seu bebê. Isto é necessário para que você se certifique de que o buraco do prepúcio é grande o suficiente para permitir o fluxo do xixi.  É importante que o fluxo de xixi ocorra de forma consistente, caso o xixi saia em gotas ou o bebê tenha desconforto ao urinar é importante entrar em contato com o pediatra.

Esmegma

Uma vez que o prepúcio está descolado da cabeça do pênis, é comum que se forme o esmegma entre prepúcio e cabeça do pênis. O esmegma nada mais é do que um acúmulo de células da pele e pode ter um aspecto branco e até alguns carocinhos perolados. Quanto menor a higiene do pênis, mais esmegma se acumula, por isso, é importante ensinar seu filho a higienizar o pênis em todo o banho. Veja os cuidados importantes ao higienizar o pênis do bebê menino aqui.

Alguma coisa faltando

Alguns bebês podem nascer com a bolsa escrotal (o saquinho) vazio, ou seja, o testículo ainda não desceu completamente. Saiba que o testículo de alguns bebês pode levar até dois anos para descer. Esclareça suas dúvidas sobre o assunto aqui.

Pode sair “leite” do peito do seu bebê

É normal tanto entre bebês meninas quanto entre bebês meninos que saia um líquido branco do peitinho dos pequenos. Este é um dos efeitos dos hormônios aos quais o bebê foi exposto durante a gestação. Você pode saber tudo sobre este assunto aqui.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

KidsHealth

Compartilhe essa notícia