Maneira como pais respondem aos primeiros sons do bebê estimula a fala
Segundo o estudo, a forma como os pais respondem aos primeiros sons do bebê pode mudar a maneira deles se comunicarem
Uma pesquisa realizada pelas universidades do Iowa e de Indiana, ambas nos Estados Unidos, concluiu que a maneira como os pais reagem aos primeiros sons emitidos pelo bebê irá moldar a forma como o bebê se comunica e usa a sua voz.
Segundo o estudo, pais que se envolvem muito, interagindo de forma positiva, quando o bebê emite os primeiros sons ajudam a acelerar o aprendizado da fala do bebê. “O interessante é que não é apenas interagir com o bebê que importa, mas sim a maneira como os pais vão interagir com o bebê”, diz a psicóloga Julie Gros-Louis, uma das autoras do estudo.
O estudo contou com a participação de 12 mães e seus bebês, todos eles com 8 meses de vida. Os pesquisadores observaram que diante dos sons emitidos pelos bebês aquelas mães que responderam ao que achavam que os sons queriam dizer contribuíram para acelerar o desenvolvimento da linguagem do pequeno.
Por outro lado, bebês com mães que não se preocuparam em entender o significado dos balbucios não apresentaram a mesma evolução na fala.
Veja outras maneiras de estimular a fala do seu bebê aqui.