O que os bebês podem ver e ouvir, mas os adultos não
Confira a seguir o que os bebês podem enxergar e ouvir, mas os adultos não conseguem
Curiosamente, existem algumas coisas que o ser humano só é capaz de ver e ouvir quando é um bebê! A seguir, te contamos quais são elas e esclarecemos suas dúvidas sobre o assunto:
Ouvindo TUDO
Uma pesquisa feita pela Universidade de Washington com 73 bebês com idades entre 7 e 9 meses e 40 adultos com idades entre 18 e 30 anos descobriu algo muito curioso sobre a audição dos bebês.
Ocorre que os bebês ouvem de uma maneira diferente do que os adultos. Isto porque o cérebro dos adultos já aprendeu a captar todos os sons e separá-los de acordo com de onde cada um deles vem e então focar naquilo que eles realmente querem ouvir. Assim, existem uma série de sons, como alguns ruídos ao fundo, que os adultos não ouvem.
Os adultos geralmente ouvem em uma estreita faixa de som, enquanto os bebês parecem usar uma abordagem diferente. Os pequenos não têm a atenção seletiva de adultos e eles não prestam atenção o tempo todo. Em vez disso, eles parecem estar sempre ouvindo todas as frequências simultaneamente, ou seja, os pequenos ouvem todos os sons do ambiente e não apenas alguns deles, como os adultos. Interessante não?
O que o bebê enxerga, mas o adulto não
Entre os três e quatro meses de vida, quando a visão ainda está em desenvolvimento, seu bebê consegue enxergar algo que é invisível para os adultos. Por volta dos cinco meses de vida os bebês perdem essa capacidade.
Essa capacidade foi observada por uma pesquisa da Chuo University, no Japão, realizada com 42 bebês com idades entre três e oito meses. Os pesquisadores notaram que entre os três e quatro meses de vida o bebê tem a capacidade impressionante de notar as diferenças entre imagens de acordo com a iluminação. Os adultos já não possuem mais isso.
Na verdade, por volta dos sete aos oito meses os bebês já não são capazes de ver isso e passam a conseguir notar se uma superfície é brilhante ou fosca. Esta capacidade irá durar até a vida adulta.
Para que você consiga entender melhor o que o seu bebê consegue ver, que é invisível para os adultos, confira este exemplo:
Nos dois cubos abaixo, os quadrados são vermelhos em ambos os cubos aos olhos de um adulto. Porém, na verdade os quadradinhos do cubo com filtro amarelo são laranjas e não vermelhos. Enquanto os do cubo azul são roxos e não vermelhos. E seu bebê consegue notar essa diferença.
Confira outro exemplo na imagem a seguir. Para os adultos, as imagens A e B são as mais similares. Porém, na realidade as duas imagens mais parecidas são B e C e o seu bebê é perfeitamente capaz de perceber isso aos 3 e 4 meses de vida.
Com o tempo o bebê perde essa capacidade porque passa a desenvolver a habilidade de reconhecer as coisas como iguais independente da iluminação. Perder essa habilidade na verdade foi muito importante para a evolução da humanidade. Imagine só: se perder em um caminho porque a iluminação mudou ou mesmo não reconhecer um amigo porque está mais escuro ou mais claro.
Fonte consultada:
Artigo elaborado com informações da revista Scientific American.