Anvisa alerta: crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras
A Anvisa emitiu suas orientações em relação às máscaras e alertou que crianças menores de 2 anos não devem usar
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou que crianças menores de dois anos não devem usar máscaras. Esta orientação já havia sido divulgada também pela Academia Americana de Pediatra, e agora passa a ser ressaltada pela Anvisa.
Ao divulgar orientações sobre o uso das máscaras não profissionais para a população, a Anvisa ressaltou que as máscaras não devem ser utilizadas por crianças menores de dois anos. A Anvisa ainda explicou que as máscaras também não devem ser utilizadas por pessoas com problemas respiratórios e inconscientes.
As máscaras não são orientadas para crianças menores de dois anos porque estes pequenos correm o risco de sufocar com o acessório. Isto porque estes bebês ainda contam com vias áreas muito pequenas. Ainda há o risco das máscaras causarem o estrangulamento nos bebês. A Anvisa também divulgou quais são as orientações em relação ao uso da máscara para adultos e crianças maiores de dois anos.
Primeiramente, a Anvisa ressalta que o uso das máscaras é orientado em locais públicos, como supermercados, farmácias e no transporte público. As máscaras também precisam ser higienizadas constantemente com água e sabão ou com solução alcóolica 70%. E mesmo com a máscara, ainda é importante manter no mínimo um metro de distância da outra pessoa quando estiver em ambientes públicos.
Além disso, a Anvisa ainda ressalta que a máscara é de uso individual e não devem ser compartilhadas com outras pessoas.
A Anvisa ainda se manifestou sobre o uso de máscaras profissionais. A Agência ressaltou que as máscaras profissionais, como máscaras cirúrgicas e tipo N95 ou equivalente devem ser usadas por pacientes com Covid-19 e profissionais de saúde e outros profissionais na linha de frente em contato próximo e prolongado com possíveis fontes de contágio.