Bebê de 2 meses quase teve dedo amputado por causa de fio de cabelo
O bebê teve a Síndrome de Torniquete de Cabelo e quase perdeu o polegar da mão esquerda
Um bebê de dois meses quase teve o dedo polegar da mão esquerda AMPUTADO após um fio de cabelo ficar preso ao redor dele. Um fio de cabelo da mãe ficou preso ao redor do polegar do bebê de uma forma tão forte que o dedo inchou e chegou a ficar com o dobro do tamanho original!
Por sorte, a mãe buscou ajuda médica rapidamente. Os médicos precisaram realizar uma cirurgia para retirar o fio de cabelo, mas conseguiram fazê-lo e o dedo do bebê não foi amputado. O caso ocorreu na China e foi reportado pelo jornal britânico DailyMail.
Síndrome de Torniquete de Cabelo
O que este bebê teve foi a Síndrome de Torniquete de Cabelo. Este problema é muito raro e acontece quando um fio de cabelo ou um fio de qualquer outro material se enrola em alguma parte do corpo do bebê, geralmente os dedos ou genitais, e acaba impedindo a circulação do sangue. Em casos mais grave, isto pode levar até mesmo a amputação.
Este tipo de problema é mais frequente nos dedos dos pés dos bebês. Uma maneira de prevenir o problema nos pés dos bebês é sempre notar se há algum fio de cabelo na meia do bebê antes de colocá-la no pequeno.
Caso este problema ocorra com seu pequeno, é importante retirar o fio na hora e se não conseguir, os pais devem ir ao pronto-socorro IMEDIATAMENTE. Mesmo se conseguir retirar o fio, também é importante falar com o pediatra. O tratamento rápido é a melhor forma de evitar complicações, como a amputação.
Saiba que a Síndrome de Torniquete de Cabelo ocorre especialmente nos primeiros meses de vida do bebê. Este problema é mais frequente nos primeiros meses por dois motivos. Primeiro, é no início da vida, que o bebê possui partes do corpo tão delicadas que podem ser machucadas até mesmo por um fio de cabelo. E o segundo motivo é porque nesta fase as mães geralmente têm uma forte queda de cabelo! Por isso, se seu cabelo estiver caindo muito, sempre observe as mãozinhas, pezinhos e genitais do seu bebê e note se não há algum fio de cabelo preso neles.
Fonte consultada
Annals of Saudi Medicine