Bebê é internado após usar o protetor solar da Peppa Pig
Outras mães também afirmam que seus filhos tiveram graves reações alérgicas ou queimaduras após usar este protetor solar
Uma das marcas de protetor solar infantil mais usadas na Austrália é o filtro solar da Peppa Pig, o famoso desenho animado que conquistou bebês e crianças de todo o mundo. Contudo, a reação alérgica de um bebê a este filtro solar fez com que centenas de mães viessem a público afirmar que o produto causou graves reações alérgicas e/ou queimaduras em seus bebês.
A mãe Jessie Swan foi na página do Facebook do Cancer Council Australia, responsável por comercializar o protetor solar da Peppa Pig, e postou uma foto de seu bebê Thomas com o corpinho todo vermelho (imagem acima), acompanhado do seguinte texto:
“Este é o meu filho de 3 meses. Ele não foi exposto ao sol, ele simplesmente ficou um pouquinho fora de casa, então eu passei o protetor solar da Peppa Pig só por garantia. Nós ficamos três dias e duas noites no hospital para tratar a terrível alergia/queimadura que ele teve causada pelo seu protetor solar da Peppa Pig. Por favor expliquem como seu produto pode fazer isso?!”
Se o caso do pequeno Thomas fosse isolado, era possível pensar que a reação ocorreu apenas devido ao fato da mãe ter passado o protetor solar cedo demais. Já que Thomas está com três meses e a recomendação é que o protetor solar seja utilizado apenas em bebês maiores de 6 meses. Isto porque nesta fase a pele do bebê é fina, sensível e permeável e por isso há o risco de intoxicação pelas substâncias que compõe os filtros solares.
Contudo, o post de Jessie teve mais de mil comentários. Entre esses comentários, centenas eram de mães que afirmam que seus filhos tiveram problemas similares ao do pequeno Thomas. E boa parte das crianças que tiveram problemas eram maiores de seis meses.
“Meu filho de três anos teve queimaduras químicas no seu rosto e orelhas após usar o mesmo protetor solar que este bebê. Vocês precisam reavaliar este produto”, disse a mãe Catherine Jones.
“Este protetor é terrível. Eu passei em mim e no meu filho de 4 anos e nós nos queimamos muito! Nunca mais usei”, disse a mãe Katey Spurr.
“Eu passei esse protetor solar nas minhas filhas de 19 meses e 6 anos e elas ficaram com muitas queimaduras. Sei que cada criança é diferente da outra, mas é impressionante a grande quantidade de crianças que tiveram reação a este protetor solar”, disse o pai Michael Mccarthy.
Diante dos diversos relatos de problemas, o Cancer Council Australia afirmou que irá investigar os casos e que já entrou em contato com a mãe Jessie Swan para compreender melhor o que ocorreu. O pequeno Thomas já está em casa, mas ainda está em processo de recuperação. Este protetor solar da Peppa Pig não é comercializado no Brasil.
Veja os cuidados ao passar protetor solar no bebê aqui.