Médicos alertam sobre brinquedo popular após bebê ser internado
Os médicos estão fazendo um importantíssimo alerta aos pais após uma bebê ser internada e lutar pela vida por causa de um brinquedo cada vez mais popular entre as crianças. Com a proximidade do Natal, os médicos pedem que os pais não comprem o brinquedo em questão.
O brinquedo são os Aquabeads. Eles consistem em bolinhas bem pequenas que ao entrarem em contato com a água grudam umas nas outras, podendo formar várias figuras. Estas bolinhas também podem aumentar de tamanho em contato com a água.
O maior problema deste brinquedo é se eles forem engolidos pelas crianças. Foi o que aconteceu com a bebê Kennedy Mitchell, 10 meses, de Maine nos Estados Unidos. A pequena engoliu essas bolinhas e elas causaram um bloqueio gravíssimo nos intestinos dela, fazendo com que o fornecimento de sangue para parte do seu intestino fosse cortado!
A pequena foi submetida a uma primeira cirurgia para retirar as bolinhas. Porém, mesmo após a retirada das bolinhas, elas já haviam causado um grande dano nos intestinos da pequena Kennedy. A menina entrou em choque séptico e precisou ser entub4da. A menina precisou no total de cinco cirurgias nos intestinos para que os fluidos extras fossem retirados e a pressão nos seus outros órgãos diminuísse.
Felizmente, a bebê Kennedy sobreviveu e está em casa. Mas outras crianças não tiveram a mesma sorte. Em fevereiro deste ano, também nos Estados Unidos, uma criança partiu após ter comido estas bolinhas.
Agora, o renomado The Royal College of Emergency Medicine (RCEM), associação dos médicos que trabalham com emergências e urgências na Inglaterra, fez um alerta aos pais sobre os Aquabeads. “Como médica que trabalha só com emergências, eu já vi muitos pais segurando as mãozinhas de seus filhos nos leitos do hospital e vendo eles precisarem de tratamentos de urgência porque engoliram itens como esses. Como mãe, eu posso imaginar a dor e o trauma de uma situação dessa para os pais, avós e demais familiares. E é claro para a própria criança. Tendo visto os efeitos destes brinquedos, nós estamos pedindo que os pais pensem duas vezes antes de comprá-los”, disse a Dra. Salwa Malik, vice-presidente do RCEM.
Vale lembrar que a recomendação é que estes Aquabeads sejam dados apenas para crianças maiores de cinco anos. E que mesmo nestes casos, é orientado as crianças sejam monitoradas de perto por um adulto quando estiverem brincando com os Aquabeads.