Bebê perde a vida por dormir na cadeirinha de descanso
A pequena Leia-Mai de três meses dormiu na cadeirinha de descanso e acabou perdendo a vida
Uma bebê de três meses perdeu a vida no Reino Unido após ser deixada dormindo na cadeirinha de descanso. A pequena Leia-Mai Smith chegou do shopping com a mãe Danielle Jones e duas irmãs.
A bebê estava dormindo, então sua mãe a colocou na cadeirinha de descanso. E ela e as duas irmãs mais velhas se deitaram um pouco no sofá em frente. Só que Danielle e as meninas acabaram dormindo. Danielle acordou somente às 4:30 da manhã e então percebeu que sua bebê não estava respirando.
“Eu acordei por volta das 4:30 da manhã e vi que minha filha não estava respirando, seus lábios estavam azuis. Então, eu a tirei da cadeirinha, tentei fazer respiração boca-a-boca e liguei para a emergência. Tudo parecia tão surreal, parecia um pesadelo e que em breve eu iria acordar e tudo estaria bem. Eu amava muito minha bebê e viverei para sempre com a dor da perda dela”, disse Danielle em depoimento dado à polícia.
O erro perigoso
Os médicos legistas não conseguiram descobrir exatamente qual foi a causa da morte de Leia, mas acreditam que a bebê provavelmente sofreu morte súbita por ter sido colocada para dormir na cadeirinha para descanso.
A Academia Americana de Pediatra afirma que o bebê não deve ser colocado para dormir em cadeirinhas para descanso, cadeirinhas para auto, carrinhos e outros locais que não sejam o berço ou aquele modelo de berço compartilhado com a cama dos pais.
No caso da cadeirinha de descanso e cadeirinha para auto o risco está no fato de que esses locais ficam inclinados e o os bebês novinhos ainda não têm o tônus muscular necessário para suportar bem a cabecinha e ela acaba indo para frente, o que por sua vez prejudica a respiração e batimentos cardíacos dos pequenos, favorecendo a morte súbita.
Por isso, caso seu bebê pegue no sono na cadeirinha para descanso, cadeirinha para auto, entre outros, sempre leve-o para o berço!