Chupeta para o bebê: descubra se os pequenos podem usar ou não
A chupeta para o bebê causa polêmica entre os profissionais da saúde e educação
Dar a chupeta ao bebê ou não? O assunto divide até mesmo os profissionais da área da saúde e educação. Todos concordam que o objeto não deve ser oferecido ao pequeno até ele completar um mês de vida. Isto porque ele aprende a brincar com a língua e pode aplicar isto no bico do seio da mãe, dificultando a amamentação.
A chupeta ainda tem outras complicações. “O uso persistente altera a organização dos dentes e eles nascem tortos, ela também mantém a saliva na boca em uma quantidade maior do que o natural, aumentando o risco de carie e induz o refluxo”, diz o pediatra Paulo Rogério Gallo, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Porém, pode ser um recurso para acalmar os pequenos. “Não há um consenso entre os profissionais da saúde, educação e psicologia. Contudo, há uma tendência a aceitar o uso desde que não seja usada de maneira abusiva, em alguns momentos do dia é possível”, afirma Gallo. Um estudo descobriu um problema do uso constante da chupeta, veja qual é ele aqui.