Confira 4 cuidados que irão fortalecer a imunidade dos bebês
Existem algumas atitudes que podem manter a imunidade dos bebês alta
Como o sistema imunológico dos bebês está em desenvolvimento, a saúde deles é mais frágil e são mais suscetíveis as doenças. “A imunidade deles só irá se tornar igual a de um adulto por volta dos dois anos”, explica a pediatra Lucia Diehl, membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
Veja o que os pais podem fazer para ajudar na imunidade dos pequenos:
Amamente
O leite da mamãe é a principal forma de proteger o bebê. “Isto porque os anticorpos dela, responsáveis pela proteção contra doenças, passam para o bebê por meio do leite materno”, ensina Diehl. Por isso, opte pela amamentação exclusiva até os seis meses de vida. Depois, passe para a complementar até que ele complete pelo menos 2 anos de idade.
Alimentação
Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde. Os cuidados da mãe, desde a fase da gestação até o aleitamento, contribuem para a imunidade e a nutrição do bebê. Já quando as crianças completam 6 meses e começam a ingerir outros alimentos é importante manter uma dieta bem balanceada e sem muitos industrializados.
Vacinas
As cadernetas de vacinação dos dois precisam sempre estar em dia. Vale lembrar que os anticorpos também são transferidos pela amamentação. Então, fique atenta as vacinas recomendadas na gestação e no pós-parto.
As crianças também devem ser vacinadas de forma correta, cumprindo o calendário estabelecido pelos profissionais da saúde, sem atrasar as doses. “Vacinas dependem de uma conservação adequada, por isso, escolha o posto de saúde ou a clínica credenciada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)”, afirma a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm Nacional.
Atenção para visitas e passeios
Nunca exponha seu bebê a riscos desnecessários. Assim, tenha bastante cuidado ao receber visitas em casa ou na maternidade e, se preferir, limite o número de pessoas que irão conhecer o pequeno nos primeiros dias. Mantenha sempre o ambiente bem limpo e antes de qualquer convidado tocar na criança é importante que lave bem as mãos ou use álcool gel.
Atualmente, a orientação é de não sair de casa – devido a epidemia do Coronavírus. Mas mesmo em “situações normais” evitar aglomerações e locais fechados pode ajudar bastante na imunidade dos pequenos, já que em tais lugares a exposição as bactérias e aos vírus é maior.