Espasmos infantis: conheça a doença que afeta bebês

Bruna Stuppiello

Os espasmos infantis acometem bebês no primeiro ano de vida e podem ser confundidos com soluços

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Espasmos infantis são um tipo específico de convulsão que ocorre em uma síndrome epilética conhecida como Síndrome de West. A Síndrome de West é caracterizada por espasmos infantis e regressão no desenvolvimento.

Os espasmos infantis ocorrem no primeiro ano de vida, geralmente entre os 4 e 8 meses do bebê. Muitos pais podem acabar confundindo o espasmo infantil com um soluço, já que o movimento de fato pode ser similar.

Porém, saiba que o espasmo infantil possui características um pouco diferentes. Nos espamos infantis o bebê ergue braços e às vezes até as pernas simultaneamente, alguns bebês também arqueiam as costas quando estendem os braços e pernas.

Os espasmos também costumam ocorrer em horários específicos, geralmente após o bebê acordar ou depois de comer e o bebê pode apresentar até 100 espasmos por dia.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Saber reconhecer os espasmos é muito importante. Isto porque quanto antes reconhecer a doença, maiores as chances de boa recuperação com o tratamento adequado.

Pensando nisso, a mamãe da pequena Grace, que sofreu com os espasmos infantis, permitiu que a rádio BBC britânica filmasse sua filha tendo os espasmos em diferentes situações, deitada e no colo da mãe. A mamãe permitiu isso para que outros pais saibam como são os espasmos infantis. Ao final do vídeo, a pequena Grace aparece falando. Agora, ela já é uma linda menina e não sofre mais com a doença graças ao tratamento adequado. “Eu fico triste de me ver chorando nestes vídeos, mas eu fico feliz por estar bem agora”, disse Grace ao final do vídeo.

Confira o vídeo a seguir:

Fonte consultada:

Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrames do Governo dos Estados Unidos

Compartilhe essa notícia