Pediatras alertam pra nova complicação ligada ao coronavírus em crianças

Bruna Stuppiello

Os pediatras do Reino Unido fizeram um alerta pra nova condição que tem observado em crianças e é ligada ao coronavírus

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Os pediatras do The Royal College of Paediatrics and Child Health e o NHS (Sistema Nacional de Saúde), ambos do Reino Unido, alertaram para uma condição ligada ao novo coronavírus que têm observado em crianças.

Os pediatras relataram que tem observado em algumas crianças, número que não foi precisado, mas que ainda é pequeno, uma inflamação multissistêmica com alguns sintomas parecidos com os da gripe. Boa parte dessas crianças, mas não todas, testaram positivo para o novo coronavírus.

O que estes casos têm em comum, de acordo com o NHS são sintomas da Síndrome do Choque Tóxico e da Doença de Kawasaki. “Os casos têm em comum a sobreposição de sintomas da Síndrome do Choque Tóxico e Doença de Kawasaki com parâmetros sanguíneos consistentes com Coivd-19 severo em crianças”, disseram os médicos do NHS em seu alerta.

Os sintomas da Doença de Kawasaki e da Síndrome do Choque Tóxico envolvem: dor no abdômen e músculos, diarreia, náuseas ou vômito, descascamento e erupções na pele, febre alta, fadiga, língua inchada, avermelhada e com caroços, pressão baixa e dificuldades para respirar.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

O alerta do NHS diz o seguinte: “Nas últimas 3 semanas houve um aumento no número de crianças de todas as idades que apresentaram uma inflamação multissistêmica fazendo com que precisassem de tratamento intensivo em Londres e em outras regiões do Reino Unido. Os casos têm em comum a sobreposição de sintomas da Síndrome do Choque Tóxico e Doença de Kawasaki com parâmetros sanguíneos consistentes com Coivd-19 severo em crianças. Dor abdominal e sintomas gastrointestinais têm sido comuns assim como inflamação cardíaca. Isto foi observado em crianças que testaram positivo para o Covid-19, assim como crianças que testaram negativo. Evidência sorológica de possível Coivd-19 anterior também foi observado. Existe uma crescente preocupação que uma inflamação relacionada ao Covid-19 está acontecendo entre crianças no Reino Unido ou que pode haver outro patogênico infeccioso associado a esses casos”.

Os pediatras do The Royal College of Paediatrics and Child Health e o NHS ainda ressaltaram que diante dos sintomas mencionados acima é importante entrar em contato com um médico. Eles também ressaltaram que ainda se tratam de pouquíssimos casos do tipo que foram observados no Reino Unido e que as crianças seguem não sendo grupo de risco e se tratando de um dos grupos que apresentam menores riscos de complicações diante do novo coronavírus.

Alerta de pediatras pra condição ligada ao coronavírus constatada em crianças
O alerta do NHS para a condição ligada ao coronavírus e que foi observada em crianças
Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia