Veja como proteger o bebê de doenças de pele comuns no verão
Na estação mais quente do ano, algumas doenças na pele do bebê são mais frequentes
Durante o verão, o bebê está mais exposto ao sol, suor e alguns vírus bem comuns da estação. Nesse sentido, algumas doenças podem ser mais frequentes. Confira quais são os problemas de pele comuns no calor e entenda como preveni-los.
Impetigo
O impetigo é uma infecção na pele que causa feridas avermelhadas, geralmente ao redor da boca e do nariz. Além disso, as manchas ainda podem apresentar bolhas com líquido e depois uma casquinha amarela.
Frequentemente, é causada por picadas de insetos, pequenos machucados e assaduras fortes que geram um desequilíbrio de bactérias presentes no organismo. “Para tratar é preciso de orientação médica, já que envolve o uso de medicamentos. Por ser uma doença contagiosa é importante evitar a reincidência do problema. Para isso, reforce a higiene do local e das roupas que a criança usa”, ensina a pediatra Fabíola Peixoto La Torre.
Roséola
Costuma atingir crianças de seis a 36 meses, durante a primavera e o verão, causando manchas vermelhas na pele. “Primeiro aparece a febre, que dura em torno de três dias. Depois, vem as manchas, geralmente no segundo dia. É uma doença infectocontagiosa, e que ainda não possui uma vacina”, afirma La Torre. Dessa forma, o tratamento inclui repouso e a ingestão de bastante líquido. Porém, mesmo assim, o médico precisa ser consultado.
Brotoejas
As brotoejas podem aparecer logo nas primeiras semanas de vida do recém-nascido. São erupções de pele que se caracterizam pelo aparecimento de pequenas bolinhas avermelhadas ou mais claras que a pele. Ou seja, é uma dermatite comum causada pela obstrução dos ductos das glândulas que produzem o suor.
Como os bebês têm poros menores e suas glândulas são imaturas, ao passo que eles transpiram mais, as chances de as brotoejas aparecerem aumentam. “São frequentes nas áreas do corpo que mais suam, que são geralmente as dobras e as partes cobertas por roupas. Tronco, pescoço, barriga, axilas e virilhas são regiões especialmente susceptíveis; assim como o rosto” garante La Torre.
Contudo, para evitá-las utilize roupinhas mais largas e de tecidos naturais. Como o algodão 100%, por exemplo. Roupas apertadas e com tecidos grossos dificultam a evaporação do suor. Aposte em banhos não muito quentes e deixe as crianças em ambientes ventilados. “Se ele desenvolver brotoejas com frequência – ele está sendo exposto a demasiado calor ou a sua roupa não está adequada”, alerta La Torre.