Saiba qual a posição mais segura pro bebê dormir
Confira o que os médicos recomendam quanto a posição ideal para o bebê dormir
Muitas mães ficam cheias de dúvidas na hora de colocar o bebê para dormir. Até porque as recomendações sobre qual seria a melhor posição mudaram bastante ao longo dos anos.
Atualmente, a indicação é colocá-los de barriga para cima. “Esta posição reduz em 70% a ocorrência da chamada Síndrome da Morte Súbita. Porém, não há um consenso sobre essa questão entre os médicos”, explica o pediatra Adauto Dutra, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Colocar o pequeno de bruços ou de lado aumenta o risco de Morte Súbita e de sufocamento. “Nessas posições os bebês respiram o mesmo ar que expiram, ou seja, eles inspiram um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, causando um quadro chamado de asfixia, o que ocasiona o óbito”, alerta Adauto Dutra.
Outro cuidado muito importante é o de deixar os bracinhos sempre soltos, para que os pequenos consigam movimentar os ombros. Caso regurgite leite, durante a noite, ele naturalmente fará o movimento de virar a cabecinha, desde que não esteja com os braços presos. Agora, se a criança sofre com refluxo gastroesofágico, converse com o pediatra e peça instruções mais precisas.
O que fazer com os bebês que se mexem muito e saem da posição?
De forma geral, nos primeiros meses de vida os bebês não costumam se movimentar muito durante a noite, inclusive porque eles ainda não têm a força necessária para isso. As mães passam a notar que os bebês não acordam na mesma posição em que foram dormir apenas a partir do 6º mês. Nessa fase, o risco da Síndrome da Morte Súbita ainda existe, mas é bem menor. Então, não é necessário desvirá-lo. Mesmo assim, na hora de colocar o neném no berço a regrinha – de barriga para cima – continua valendo!