Talita Younan mostra sua bebê e fala por que ela ficou 15 dias sem banho
A atriz Talita Younan surpreendeu ao contar por que sua bebê não tomou banho nos primeiros 15 dias de vida
A atriz Talita Younan encantou ao mostrar sua filha de dois meses, a pequena Isabel, dando risada. Ao mostrar a fofíssima cena, a atriz se derreteu por sua filha dizendo: “Como pode essa coisinha perfeita ter saído de dentro de mim? Obrigada Deus”.
A pequena Isabel é a sétima neta da atriz Regina Duarte. Isto porque ela é fruto do casamento de Talita com o diretor João Gomez, que é filho de Regina.
Talita Younan também surpreendeu ao revelar uma curiosidade sobre os primeiros dias de vida de sua bebê. Ela contou que a pequena Isabel passou seus primeiros 15 dias de vida sem banho! A atriz explicou que fez isso porque seu pediatra havia orientado que eles só dessem um banho na recém-nascida quando seu coto umbilical (conhecido como o umbigo do bebê) caísse. E o coto umbilical de Isabel caiu apenas quando ela tinha 15 dias de vida.
A atriz contou: “Cara, o umbigo da Isabel demorou pra caraca pra cair, 15 dias! E a gente só deu banho nela quando o umbigo caiu! Hahaha! Vocês vão achar meio louco, mas é real! Meu médico indicou a gente a fazer isso e a gente fez”. Talita ainda brincou ao contar que o apelido de sua filha é Vihtube, participante do BBB21 que está dando o que falar por tomar poucos banhos no programa. Talita disse: “Apelido da Bel: Vihtube! Hahaha! Zoeira!”.
Apesar de surpreender algumas pessoas, a decisão de Talita Younan em relação ao banho de sua filha não é incomum e realmente é a orientação de alguns pediatras. A Academia Americana de Pediatra (AAP) inclusive recomenda que os pais não deem banhos de imersão (dentro da banheira ou no chuveiro) no bebê até o coto umbilical cair. Enquanto ele não cai, a orientação da AAP é dar o famoso “banho de gato”, ou seja, a limpeza feita com toalhas úmidas.
Já a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) tem uma opinião diferente e diz que o banho de imersão pode sim ocorrer antes do coto umbilical cair. A publicação da SBP sobre este assunto diz que o primeiro banho do bebê pode ser realizado “depois que houver estabilidade térmica e caridorespiratória por duas a quatro horas e não antes de 6 horas de vida, sugere-se remover com suavidade as secreções sanguíneas e recomenda-se manter o vernix”.
A SBP ainda orienta o banho de imersão no recém-nascido após este período mencionado acima e um trecho da publicação deles sobre o assunto diz: “O banho de imersão é o mais indicado, com água morna que permite menor perda de calor e oferece mais conforto ao bebê. Imergir o corpo do recém-nascido excluindo cabeça e pescoço”.