Beta HCG: entenda o resultado do exame de gravidez

Beta HCG: entenda o resultado do exame de gravidez

Esclareça todas as suas dúvidas sobre o beta HCG

Imagem de um teste de gravidez de sangue, onde o beta HCG é observado

Qual a diferença entre beta HCG qualitativo e quantitativo? Esclareça essa e outras dúvidas sobre este hormônio nos testes de gravidez

O beta HCG consiste em uma fração do hormônio HCG, que atende pelo nome de gonadotrofina coriônica humana. Este hormônio é feito por células formadas na placenta, que nutrem o feto após ele ter sido fecundado e anexado à parede uterina.

Os níveis de HCG podem ser detectados em um exame de sangue 11 dias após a concepção e 12 a 14 dias após a concepção no teste de urina.

A diferença entre Beta HCG Quantitativo X Beta HCG Qualitativo

Existem dois tipos de exames de gravidez de sangue: o quantitativo e o qualitativo. O exame quantitativo mede especificamente os níveis de HCG no seu sangue.

Links Patrocinados

Quanto maior o nível de HCG, com mais semanas de gravidez a mulher está. Isto até a 13ª semana de gestação, então os níveis passam a diminuir. Para que você tenha uma ideia de quanto de HCG equivale a cada semana da gestação, você pode ver a tabela a seguir:

• 3 semanas de gestação: 5 a 50 mUI/ml
• 4 semanas de gestação: 5 a 426 mUI/ml
• 5 semanas de gestação: 18 a 7,340 mUI/ml
• 6 semanas de gestação: 1,080 a 56,500 mUI/ml
• 7 a 8 semanas de gestação: 7,650 a 229,000 mUI/ml
• 9 a 12 semanas de gestação: 25,700 a 288,000 mUI/ml
• 13 a 16 semanas de gestação: 13,300 a 254,000 mUI/ml
• 17 a 24 semanas de gestação: 4,060 a 165,400 mUI/ml
• 25 a 40 semanas de gestação: 3,640 a 117,000 mUI/ml

Links Patrocinados

É importante deixar claro que estes números são relacionados aos resultados que geralmente ocorrem, contudo, eles podem mudar de acordo com a gestação. Não é necessariamente o nível que é importante, mas sim a mudança nos níveis.

O teste de gravidez de sangue qualitativo apenas indica se há mudanças nos níveis de HCG ou não. Caso haja mudança, você provavelmente está grávida, se não houver, você não está gravida.

Ambos os testes são realizados por meio de coleta de sangue.

Outras causas além da gravidez para o aumento nos níveis do HCG são:

• Câncer de ovário;
• Mola hidatiforme do útero;
• Câncer de testículo (no caso de homens);
Gravidez ectópica;
Aborto;
• Tumor trofoblástico;

Teste de gravidez de urina e o Beta HCG

Este exame mede os níveis de HCG por meio da urina. Ele pode ser feito em casa com um teste de farmácia ou com uma amostra de urina no laboratório. Os testes de gravidez em casa exigem que a tira de teste seja mergulhada na amostra de urina ou passada através do fluxo de urina enquanto urina. É importante seguir as instruções na embalagem do teste de farmácia.

Geralmente o teste de gravidez é feito com a primeira urina do dia. Esta urina é a melhor para este tipo de exame porque é a mais concentrada e tem HCG suficiente para ser detectado no teste. Pessoas que suspeitam de uma gestação também podem fazer o teste de gravidez online para saber se tem alguns dos primeiros sintomas de gravidez.

Quando fazer
O melhor momento para fazer este teste é após o atraso da sua menstruação. Existem várias causas para o atraso da menstruação que não tem relação com gravidez. 

Resultados normais

Se o teste de gravidez der negativo significa que você não está grávida, se der positivo, você está grávida.

Dá para confiar no teste de gravidez de urina?

Os testes de gravidez de urina geralmente são muito precisos. Os testes que dão positivo tendem a ser mais precisos do que os testes que dão negativo. Por isso, quando o teste dá negativo, mas você ainda suspeita que pode estar grávida, você deve repetir o teste após uma semana.

Conclusão sobre o Beta HCG e testes de gravidez

Geralmente quando o exame de sangue na gravidez indica que há alterações no beta HCG isto significa que a mulher está grávida. Porém, as alterações também podem ocorrer por outros motivos. De qualquer forma, quando há alteração no Beta HCG é essencial conversar com seu médico sobre o assunto. O exame de sangue é mais preciso do que o de urina. Caso o teste dê positivo é importante saber quais são seus próximos passos. 

Fontes consultadas:

Biblioteca Nacional de Medicina do Governo dos Estados Unidos
American Pregnancy Association

Tabela que mostra a idade fetal de acordo com o beta HCG

Tabela mostra a idade fetal de acordo com o beta HCG

Foto que mostra exemplo de um exame de Beta HCG

Foto mostra exemplo de um exame de Beta HCG

Comentários

Links Patrocinados