O bebê tem o material genético, o DNA, da mãe, do pai e de uma doadora
Nasceu o primeiro bebê que tem três pais biológico, ou melhor, duas mães e um pai biológico! É isso mesmo que você leu! Pela primeira vez no mundo nasceu um bebê que possui o material genético, O DNA, de três pessoas, e não apenas do pai e da mãe.
O pequeno é um menino e já tem cinco meses, mas a notícia foi divulgada somente ontem pela revista New Scientist.
O menino nasceu no México e ele possui o material genético de três pessoas devido a uma técnica de fertilização in vitro. A maior parte do material genético do bebê vem do pai e da mãe e uma pequena parte vem de uma doadora.
Os médicos realizaram este procedimento porque a mãe do menino possui os genes da Síndrome de Leigh, um distúrbio neurológico fatal que acomete bebês no primeiro ano de vida. A mãe é saudável, mas pode transmitir a doença a seus filhos, o que levou à morte de seus primeiros bebês.
Entenda a fertilização realizada
Para que o bebê nascesse sem os genes da Síndrome de Leigh, os médicos tiveram que realizar o seguinte procedimento: retirar o núcleo do óvulo da mãe e colocá-lo no óvulo da doadora, que já havia tido seu próprio núcleo removido. Isto resultou em um óvulo com DNA nuclear da mãe e DNA mitocondrial da doadora.
Os cientistas fizeram cinco óvulos assim e todos foram fertilizados com os espermatozoides do pai. Porém, apenas um conseguiu se desenvolver normalmente e foi este que foi implantado na mãe e resultou no bebê que agora tem cinco meses.