Sinal de Chadwick: o que é, quais os sintomas e como tratar?
O escurecimento da região genital nas primeiras semanas de gravidez é conhecido como sinal de Chadwick
O corpo da mulher sofre grandes transformações por causas hormonais, tanto no período menstrual quanto na gravidez. Uma dessas alterações é o escurecimento ou mudança de cor da mucosa e da pele da região genital, fenômeno conhecido como sinal de Chadwick.
À primeira vista, pode ficar tranquila, pois ele é benigno. Mas você sabe quando acontece e por quê? Leia o artigo até o final para saber tudo sobre esse importante indicador de gravidez.
O que é sinal de Chadwick?
O sinal de Chadwick também é conhecido como sinal de Jacquemier. Sobretudo, ele consiste na mudança de coloração do colo do útero, da vagina, da vulva e dos lábios genitais. Essas alterações podem ocorrer muito antes de outros indícios relacionados à gravidez, como tontura, vômitos e, até mesmo, atraso da menstruação.
Dessa forma, ele pode ser o primeiro sintoma de gravidez que a própria mulher ou o ginecologista podem notar. Contudo, é importante ressaltar que também ocorre devido a outras causas relacionadas ao período menstrual, que não seja necessariamente uma gestação.
Quais são os sintomas?
O sinal de Chadwick pode ser observado de 3 a 8 semanas, após a fertilização do óvulo. Em síntese, os sintomas são a mudança de tonalidade da mucosa uterina e da vagina, que perdem a cor rosa ou avermelhada (semelhante à mucosa da boca) e se tornam azul ou arroxeadas.
As partes externas, como vulva e lábios genitais, também perdem a cor normal da pele e escurecem. Então, a zona sofre uma hiperpigmentação devido ao aumento de fluxo sanguíneo e à congestão das veias locais, respondendo ao estímulo de hormônios, como o estrogênio e a progesterona.
Como é feito o diagnóstico?
Frequentemente, essa alteração pode ser percebida durante o exame ginecológico de rotina. Para isso, às vezes, requer o auxílio de um instrumento chamado espéculo, que dilata a cavidade vaginal, possibilitando ao ginecologista enxergar a cor do colo uterino.
Se a coloração do colo do útero e da vagina estiverem alteradas, o médico vai fazer perguntas sobre a última menstruação e atividade sexual da paciente. Esse sinal também pode estar acompanhado de outros sintomas de gravidez. Caso exista a possibilidade de a paciente estar grávida, o médico solicitará um teste de gravidez de sangue, chamado beta HCG, para confirmar ou descartar a gestação.
Quando buscar ajuda médica?
O sinal de Chadwick não é uma doença e não costuma apresentar nenhuma complicação. Ele geralmente desaparece de forma espontânea após o parto ou a menstruação. Esse é um mecanismo fisiológico e natural do corpo feminino para aumentar o aporte sanguíneo da área. Portanto, não há necessidade de aplicar ou tomar nenhum tipo de medicamento.
Por ser decorrente da congestão venosa, em alguns casos, pode ser que ocorram varizes na vulva, causando desconforto e inchaço na zona genital. Nessa situação, é indicado procurar o ginecologista para que ele auxilie no tratamento.
Mesmo não sendo um problema de saúde, é importante considerar que existe a possibilidade de o sinal de Chadwick ser um indicativo de gravidez. Por isso, é fundamental realizar um teste caseiro ou de sangue, se perceber o escurecimento na região genital associado a outros sintomas gestacionais.
Você já tinha ouvido falar nesse sinal? Deixe seu comentário!
- Desconfia que está grávida? Confira nosso teste de gravidez online