Carol Castro fala sobre mito de que grávidas não podem ter contato com gatos

Bruna Stuppiello

“Não deixem de dar e receber carinho desses seres tão mágicos por medo. Não se desfaçam do seu gato”, disse Carol Castro

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Você certamente já deve ter ouvido que gatos e gestantes não combinam, pois estes animais transmitem a temida toxoplasmose, condição que leva a uma série de problemas como o aborto espontâneo. Devido a isso, até hoje muitas mulheres acabam se desfazendo de seus gatos quando engravidam.

Porém, a verdade por trás dessa história é bem diferente e definitivamente as grávidas NÃO precisam deixar seus bichanos com outras pessoas! Os gatos domésticos não apresentam riscos para as gestantes. Caso o seu gato só fique em casa e não tenha contato com as fezes de outros animais não há com o que se preocupar. “Apenas os gatos que comem carne crua são possíveis transmissores de toxoplasmose, gatos que comem comida em lata ou ração não são”, diz a ginecologista obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Grávidas com gatinhos só precisam ter dois cuidados simples, que são: lavar as mãos após fazer carinho no pet e evitar entrar em contato com as fezes dos gatos, como limpar a caixinha de areia, e caso tenha que limpar a caixinha ou recolher as fezes do gato, faça isso com luvas.

A atriz Carol Castro está grávida de quatro meses e é uma orgulhosa dona de um gatinho. Diante disso, ela decidiu fazer uma linda foto de seu gato em cima da sua barriga e esclarecer seus seguidores no Instagram sobre a relação entre gestantes e gatos. Veja a linda foto e depois confira o que a atriz disse:

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Carol Castro está grávida e continua brincando com seu lindo gatinho
A atriz Carol Castro está grávida de quatro meses e é uma orgulhosa dona de um gatinho

“Carinho e amor em forma de pelos… É importante dizer que os gatos não são inimigos das grávidas!

Só precisamos tomar alguns cuidados, como sempre lavar as mãos depois de ter contato com eles e não mexer na caixinha de areia durante a gravidez.

Apenas 1% dos gatos transmite a toxoplasmose. E quando transmite, é apenas através das fezes, SE o gato estiver infectado. E é preciso ingeri-la…ou seja…

Muito mais perigoso do que os gatos, é comer carne crua ou ter contato com a carne crua sem lavar as mãos corretamente. Saladas e verduras também precisam ser lavadas com muito cuidado…

Não deixem de dar e receber carinho desses seres tão mágicos por medo. Não se desfaçam do seu gato!

Informem-se e tomem os devidos cuidados que tudo dará certo!

Vale muito a pena…”.

Saiba mais sobre toxoplasmose na gravidez aqui.

Compartilhe essa notícia