Exames médicos antes de engravidar
Saiba quais os exames médicos antes de engravidar que a mulher e o homem precisam fazer
É importante que o casal realize alguns exames médicos antes de engravidar. “Toda mulher que quer engravidar deveria passar por um exame ginecológico completo”, diz a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Saiba quais são estes exames médicos antes de engravidar.
Exames para o casal
Exame para clamídia
Esta doença sexualmente transmissível pode causar a infertilidade na mulher. “Quando não tratada a clamídia leva a obstrução tubaria que impede que ocorra a gravidez. Este exame não é pedido em uma consulta ginecológica de rotina, por isso é importante requisitá-lo”, explica Pontes. Além disso, caso a mulher contraia a clamídia durante a gestação, a doença pode causar infecção no útero após o parto e há o risco do bebê desenvolver conjuntivite e pneumonia.
O exame é simples e para o diagnóstico do problema são necessárias amostras das secreções do colo do útero da mulher e da secreção uretral nos homens. No caso de pessoas que praticam sexo anal, amostras extraídas do reto podem ser pedidas.
Sorologia para HIV
Importante para descobrir se um dos dois é portador do vírus do HIV que causa a AIDS.
Sorologia para hepatite B e C
Detecta a presença destes dois tipos de vírus no organismo.
Sorologia para sífilis
A bactéria causadora da sífilis, a Treponema pallidum, pode provocar o aborto, parto prematuro e malformações no feto.
Tipagem sanguínea
Este exame irá verificar qual é a tipagem sanguínea do casal. Caso a mulher seja Rh negativo e o parceiro Rh positivo existe a possibilidade do corpo da mãe produzir anticorpos contra o sangue do bebê. A complicação pode ser impedida pelos médicos.
Exames para a mulher
Glicemia
Este exame auxilia a descobrir intolerância à glicose e diabete.
Exame Papanicolau
Exame necessário para detectar possíveis malformações nos órgãos reprodutivos.
Sorologia para rubéola
Este teste descobre se a mulher tem imunidade contra o vírus da rubéola, o que ocorre por vacina ou após ter tido contato com a doença.
Reação para toxoplasmose
Mostra se a mulher já teve uma infecção causada por este protozoário.
Hemograma
Contribui para verificar anemias, infecções ou inflamações.
Exame de urina
Mostra se há uma infecção de urina, que pode ser fatal para o feto.
Exame de fezes
O teste é importante porque verifica se há parasitas no intestino.
Exame para o homem
Este exame checa a saúde do espermatozóide. “É simples e indolor e resolve um monte de problemas”, explica o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Afinal, muitas vezes a causa da dificuldade para engravidar pode estar no homem e não na mulher. “Eles são responsáveis por 30 a 40% da infertilidade”, diz Pontes.