Contato com 1 coisa comum no 2º e 3º trimestre aumenta risco de autismo no bebê
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature Communications descobriu relação entre autismo e chumbo
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature Communications descobriu que o excesso de uma substância e a falta de outras duas pode aumentar o risco do bebê desenvolver autismo.
De acordo com os pesquisadores, a exposição a maiores quantidade de chumbo e a baixa concentração no organismo de zinco e magnésio no 2º e 3º trimestres de gestação e nos primeiros dias de vida do bebê aumenta o risco o pequeno desenvolver autismo.
O chumbo está presente em altas quantidades especialmente em bijuterias. Em fevereiro de 2016, o Inmetro estabeleceu um limite para a quantidade de chumbo em bijuterias e joias comercializadas no Brasil. Porém, os fabricantes ainda terão 36 meses para adequação às novas regras. Ou seja, somente em fevereiro de 2019 as bijuterias comercializadas no Brasil terão uma concentração de chumbo considerada segura.
O chumbo também pode estar presente em tintas, especialmente em casas antigas. Isto porque essas casas foram pintadas com tintas mais velhas e que possuíam maior concentração do chumbo.
Quanto ao zinco, ele está presente em alimentos de origem animal, como carne vermelha e frango, e também em oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.
Já o magnésio está presente em boas quantidades em alimentos como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.
Também é interessante conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar suplementos desses e de outros nutrientes na gestação.
Este é o primeiro estudo a descobrir relação entre essas substâncias e autismo. O estudo contou com a participação 76 bebês, todos gêmeos. Os pequenos tiveram seus dentes analisados e foi observada maior concentração de chumbo e menor concentração de magnésio e zinco nos dentes dos bebês que vieram a desenvolver autismo.