Entenda por que a barriga de grávida de Mayra Cardi DIMINUIU
Ginecologista explica por que a barriga de uma grávida pode diminuir, como ocorreu com Mayra Cardi
A ex-BBB e coach Mayra Cardi está grávida de cinco meses de sua pequena Sophia. A bebê é a primeira filha dela com o ator e cantor Arthur Aguiar, Mayra também é mãe de Lucas, 17 anos, fruto de um relacionamento anterior.
E ela surpreendeu ao mostrar em suas redes sociais que sua barriga de grávida havia diminuído de tamanho. Ocorre que Mayra postou uma foto com a barriga em evidência e alguns dias depois, ela mostrou a barriga novamente, só que dessa vez ela estava um pouco menor! Ao postar esta segunda imagem, Mayra disse: “Tem dias que ela, Sophia Aguiar, está tímida e tem dias que ela toma todo espaço que pode. Ou seja, dias ela é mais Mayra dias mais Arthur Aguiar, ela é um pouco de nós…. estamos indo para o sexto mês e ao mesmo tempo que passou muito rápido está demorando para vermos a sua carinha aqui”, disse Mayra.
Barriga de grávida pode diminuir?!
Afinal, a barriga da grávida pode diminuir? A resposta é sim! Isto pode ocorrer por uma série de motivos e alguns deles são preocupantes.
Primeiro, é importante saber diferenciar o crescimento do útero do crescimento da barriga. O esperado é que o útero cresça a cada semana de gestação. “O acompanhamento clínico do tamanho do útero é feito através da medida da altura uterina. Essa medição é feita com auxílio de uma fita métrica, onde se faz a medida do osso da pube até o fundo uterino. Geralmente ocorre uma correspondência entre a altura uterina e a idade gestacional (por exemplo 20 semanas = 20 cm) com uma margem de erro de 2cm para mais ou para menos. Portanto, geralmente ocorre um aumento da altura uterina a cada semana que passa”, explicou a ginecologista obstetra Virgínia Tessitore Magrin do Hospital América de Mauá.
Mas a barriga não é composta apenas pelo útero né? Por isso, as mudanças no tamanho da barriga podem ocorrer devido a outros fatores. “Além do útero em si o abdômen possui outros órgãos como os intestinos, por exemplo, portanto uma distensão abdominal e acúmulo de gases podem ocasionar pequenas variações diárias do volume do abdômen”, observa Magrin.
Além disso, a altura uterina também pode diminuir. No final da gestação é normal que a altura uterina diminua. “No final da gestação também pode-se verificar uma diminuição da altura uterina, pois o feto tende a se encaixar no canal de parto”, afirma Magrin.
A altura uterina pode diminuir por outros motivos mais graves. “Podem ocorrer algumas outras situações como diminuição ou perdas de líquido amniótico e problemas no crescimento fetal”, diz Magrin.
Por este motivo é importante entrar em contato com o seu médico caso você note que sua barriga de grávida está diminuindo de tamanho. “A melhor conduta da gestante é procurar seu obstetra para que ele realize um exame clínico e ele poderá solicitar a realização de uma ultrassonografia para avaliação fetal caso julgue necessário”, concluiu Magrin.