Quando vou sentir meu bebê mexendo na barriga?
Confira a partir de quantas semanas a mãe percebe a movimentação do bebê
As mamães sentem uma emoção única quando o bebê mexe pela primeira vez. Exatamente por isso é comum as gestantes ficarem ansiosas e até preocupadas quando não sentem o filho se movimentando. “Normalmente se estabelece que a partir da 20ª semana de gravidez o pequeno começa a mexer. Porém, pode haver variações de outros fatores como a obesidade materna que podem dificultar a percepção”, afirma o ginecologista obstetra Roberto Antonio de Araujo Costa, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”.
É preciso lembrar que logo no início da gestação o feto é bem pequeno e tem bastante espaço no útero da mãe. Além disso, com a correria do dia a dia a gestante às vezes não está muito atenta aos sinais do próprio corpo. Assim, os estímulos sonoros são sempre bem-vindos. Eles criam laços importantes entre os pais e a criança e ainda estimulam que elas se mexam dentro da barriga da mãe.
Confira como os bebês se movimentam ao longo das semanas de gestação:
Entre 7 e 8 semanas
É nesse período que o feto começa a se mexer. Ele passa a virar de lado e a ter alguns movimentos involuntários, mas todos imperceptíveis para a mamãe.
9ª semana
O pequeno começa a mexer as pernas e os braços, além de chupar e engolir.
Entre 10 e 14 semanas
Eles passam a levar as mãos ao rostinho, abrir e fechar a boca e flexionar a cabeça para frente e para trás. Um pouco depois, aprendem a bocejar. Mais para frente se iniciam os movimentos oculares de abrir, fechar e piscar os olhos.
Entre 20 e 24 semanas
Os bebês começam a chutar, virar os cotovelos e a dar joelhadas. Na primeira gestação a mulher pode achar difícil identificar tais movimentos, já as mamães mais experientes começam a senti-los logo na 20ª semana.
Entre 24 e 28 semanas
Além dos soluços que surgem nessa fase, os pequenos passam a ter movimentos mais bruscos e intensos no útero da mamãe.
A partir de 35 semanas
O espaço já não é o mesmo e o feto está mais apertadinho. Com isso, os movimentos diminuem e ficam menos bruscos, se tornando ainda mais intensos e com maior amplitude.
Para se preparar para o nascimento, o pequeno também começa a virar de cabeça para baixo. É nessa fase que a gestante começa a sentir mais incômodos e até dificuldades para dormir, em alguns casos.