3 crenças populares sobre gravidez que ciência provou que estão certas
Existem algumas crenças bem antigas sobre gravidez que as pesquisas atuais mostraram que estão certas
Quando o assunto é gravidez, além das orientações médicas, existem diversas crenças populares que as gestantes costumam ouvir de suas mães, avós ou tias. Enquanto a maioria delas realmente não passam de crendices, a ciência acabou provando nos últimos tempos que algumas delas de fato estão certas!
Confira a seguir quais são essas crendices do tempo de sua vó que já foram comprovadas cientificamente!
Bebê mais cabeludo causa azia na grávida
Pesquisadores da Universidade John Hopkins nos Estados Unidos, provavelmente cansados de ouvir a famosa história de que bebês cabeludos causam a azia na gestação, fizeram um estudo sobre o assunto.
E qual não foi a surpresa destes pesquisadores ao descobrirem que a crença na verdade estava certa! O estudo analisou 64 gestantes, dentre as quais 28 relataram sofrer com azia moderada a severa. E quais os filhos destas grávidas nasceram, os cientistas constataram que das 28 grávidas que reclamaram da azia, 23 tiveram bebês bem cabeludos! Enquanto a maioria das gestantes que não reportaram azia tiveram bebês bem carequinhas!
Gestação de menina causa mais enjoos
Uma outra popular é de gestação de meninas costuma causar mais enjoos do que de meninos. E mais uma vez, a ciência também provou que isto é verdade. Um estudo feito com 1.6 milhões de grávidas na Suécia e publicado na revista científica New Scientist observou que esta relação de fato existe.
Segundo o estudo, quando a mulher sofre com a hiperêmese gravídica, condição que causa enjoos fortíssimos, ela tem maiores chances de ter uma menina. Quando a mulher tem essa condição, de acordo com o estudo, as chances de ter uma menina é de 56%.
Quer engravidar de um menino? Coma bananas!
Uma outra crença popular curiosa e que está correta é a de que comer bananas quando se está tentando engravidar aumenta as chances de ter um menino. Pesquisadores das Universidades de Oxford e de Exeter, ambas no Reino Unido, observaram os hábitos alimentares de 740 mulheres que tentavam engravidar.
E eles perceberam que mulheres que comam mais bananas realmente tinham maiores chances de ter um menino!
Os pesquisadores acreditam que isto ocorreu devido às altas concentrações de potássio do alimento. analisaram os hábitos alimentares de 740 mulheres que estavam tentando engravidar. “Confirmamos essa crença do tempo de nossas avós, comer bananas realmente está associado a maiores chances de engravidar de meninos devido à alta concentração de potássio do alimento”, concluiu a autora do estudo Fiona Mathews, especialista em biologia da Universidade de Exeter, em entrevista ao jornal britânico Guardian.