Confira as principais dúvidas sobre o sexo na gravidez
Entenda se durante a gravidez o sexo precisa ser restringido ou não
Sexo na gravidez ainda é um grande tabu e muitos pais não sabem se a atividade é segura ou não ao bebê. Em alguns casos específicos o ginecologista pode orientar o casal a não se relacional ao longo da gestação ou em algum momento dela.
Isso geralmente acontece quando a mulher apresenta algum tipo de sangramento, em especial se ela estiver nos três primeiros meses de gestação. “São poucas as situações onde se orienta a abstinência sexual como quando as membranas se rompem ou existe o risco de trabalho de parto prematuro”, explica o ginecologista obstetra Roberto Antonio de Araujo Costa, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”.
Por outro lado, se considerarmos uma gestação saudável, a atividade sexual não acarreta nenhum problema ao feto. O prazer e o bem estar que a mamãe sente com a libido também são percebidos pelo bebê e geram para ele uma sensação boa. Além disso, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica e a endorfina que o organismo libera com o orgasmo também são benéficos.
Vale lembrar que a anatomia feminina não permite que o pênis chegue até o bebê. Então, fique tranquila que aquela história de que “o bebê foi cutucado”. Isto não condiz com a realidade do corpo da mulher e o pequeno está bem seguro dentro da placenta, no útero. Ele vai sentir apenas estímulos mecânicos, que são sensações semelhantes à de quando a mamãe está caminhando, por exemplo.
Qual a posição mais indicada?
No início da gestação, as grávidas costumam sentir enjoo e mal estar. Nessa fase não existem restrições quanto à posição sexual dos papais. Com o passar os meses, a mulher se sente melhor, mas a barriga pode começar a incomodar. O barrigão da mamãe muitas vezes fica desconfortável e é importante que o casal tenha cuidado para não comprimir a região. A coluna também merece atenção e não deve ser forçada ou sobrecarregada.
Confira as melhores posições:
• Sentada sobre o parceiro: deixa a mulher com o maior controle da situação e pode ajudar para que ela se sinta mais confortável e segura;
• Papai-mamãe: a tradicional posição, nesse caso, vai precisar ser adaptada. O homem não pode comprimir a barriga da mulher. É interessante também colocar um travesseiro para que a coluna dela fique mais elevada;
• Posição colher: a mulher fica deitada de lado e o homem atrás dela.