Bárbara Borges revela como diminui a dor de seu bebê ao tomar vacina
Atriz Bárbara Borges amamenta o filho Theo durante a vacinação para diminuir o incomodo do pequeno
A atriz Bárbara Borges levou seu filho Theo de três meses para vacinar. E decidiu mostrar uma ótima técnica para aliviar a dor do pequeno na hora da injeção: amamentar! “Dia de vacina. Tenso. Sofro junto na hora da injeção. Amamentar na hora é uma maneira de acolher e amenizar o sofrimento pra ele. Theo deu um gritão, chorou mas logo parou, mamou e foi acalmando”, relatou a atriz em suas redes sociais.
Amamentar o bebê durante a vacinação é uma técnica orientada por profissionais de saúde para aliviar a dor dos bebês na hora da vacina. Para se ter uma ideia, uma revisão de seis estudos publicada na revista científica Cochrane Library e feita por pesquisadores da Universidade de Ottawa no Canadá concluiu que amamentar o bebê enquanto ele é vacinado diminui MUITO a dor do pequeno. Ao todo participaram do estudo 547 bebês até 12 meses de vida.
A revisão concluiu que amamentar o bebê quando ele recebe a injeção faz com que ele chore cerca de 38 segundos a menos. De acordo com os pesquisadores, amamentar ajuda a distrair o bebê e proporciona conforto. Além disso, o leite materno também possui naturalmente substâncias que agem como anestésicos para o bebê.
De acordo com os autores da revisão, amamentar durante a vacinação definitivamente faz com que esta experiência seja muito menos traumática. “As vacinas são essenciais para a saúde do bebê, porém, também podem ser doloridas e isto pode levar a um estresse para o bebê e um possível medo de agulhas. Por isso, amamentar durante a vacinação ajuda a diminuir a dor e proporciona conforto”, disseram os autores do estudo em sua publicação.
Veja outras dicas de como aliviar a dor do bebê ao tomar vacinas aqui.