Já tinha desistido da maternidade, quando Ele me tornou mãe
Já tinha desistido da maternidade, quando Ele me tornou mãe
Relato enviado por Fabrícia Mateusa – mãe do Mateus e da Cristine
Como eu me tornei mãe…
Com 34 anos. Casada há 8. Sem nunca ter feito uso de métodos contraceptivo. Meu corpo nunca havia gerado. Desistido de focar na maternidade. Acostumada a fazer chá de fraldas só para amigas. Aceitando que havia ficado literalmente pra titia…
Em meio a tantos desencontros eu senti falta de algo. Sim. Dela. Da regra. Do nada. Como um piscar de olhos eu senti falta da visita de pontualidade britânica. Naquele dia eu soube. Eu não me tornaria mãe.
Ele me tornou mãe. Sim. Eu disse que era um menino e ninguém acreditou. Mateus. Eu o amei. Eu o amo tão intensamente que dói. Ele, com 2 anos e 9 meses ainda não compreende bem as coisas, mas ele me fez mãe. Deu cor a minha vida nublada e melodia às minhas súplicas. A minha realização de vida estava ali.
Foi lindo.
É lindo.
Ele é lindo.
Como passaram quase 8 anos para engravidar pensei que chegaria a menopausa e não viria outra cria. Que nada… 1 ano e 6 meses depois ela faltou. Meu coração sabia que a ausência me traria renovo. Sim. Uma menina! Eu sentia desde o início. Eu contei pra Mateus primeiro: “tu vai ganhar uma irmã!”.
Cristine me fez mãe novamente. Agora eu já sei que amor de mãe aumenta quando aumenta a prole. Tenho medo de faltar para eles pequenos. Tenho medo de errar com eles.
Mas, eles me tornaram mãe. Eles me ensinam com tanta inocência e doçura a acreditar e confiar em alguém como eles acreditam e confiam em mim. Daí voltei os meus olhos pra Deus que foi quem me formou e me fez mãe primeiro.
(O texto foi escrito pela leitora Fabrícia Mateusa que participou do Concurso Cultural do Mês das Mães e respondeu: “Como sua relação com a maternidade começou?”. Ela vai receber em casa um lindo desenho feito à mão)