Mãe alerta pra atitude na gravidez que fez seu menino não poder andar

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Arquivo Pessoal – A mãe deste menino decidiu alertar outras gestantes

A mãe de um menino que desenvolveu sérias complicações decidiu alertar outras gestantes e futuras mães

Uma mãe decidiu contar a história de seu menino de quatro anos para alertar gestantes e futuras mães sobre uma doença perigosa, mas que poucos falam a respeito. A mãe Bree Pennie contou em entrevista ao portal Australiano Kidspot, que seu filho de quatro anos, Dax, tem uma série de problemas de saúde.

O pequeno não consegue andar, é incapaz de falar, ainda precisa ser alimentado e continua usando fraldas. “Ele precisa de ajuda em quase toda as atividades do dia a dia”, observa Bree. E isto ocorreu por causa do citomegalovírus.

Links Patrocinados

O citomegalovírus é um vírus da família da Herpes e pode afetar qualquer pessoa. O problema é que em gestantes, este vírus pode ser transmitido ao bebê e nestes pequenos ele causa sérias complicações.

Dax recebeu o diagnóstico do citomegalovírus com três meses de vida. E desde quando soube sobre este diagnóstico, Bree se questionou sobre o que poderia ter feito para evitar contrair este vírus na gravidez.

Links Patrocinados

O citomegalovírus é transmitido por meio de fluidos corporais, como saliva, sangue, urina, sêmen, entre outros.

Portanto, ele pode ser contraído ao comer restos da comida de outra pessoa, mesmo de uma criança, ou dividir o corpo com outra pessoa. Também pode ser contraído ao dar beijo na boca, até mesmo um selinho no filho.

“Eu não sabia desses riscos! Eu não sabia do citomegalovírus e nem sobre como era transmitido. Se eu soubesse disso, provavelmente ao invés de comer os restos da papinha da minha menina, eu iria fazer um prato meu. Ao invés de ganhar um selinho molhado na boca da minha filha, eu iria pedir beijos no rosto. Eu também não teria dividido copos com outras pessoas, teria lavado minha mão com mais frequência”, afirmou Bree.

Como prevenir o citomegalovírus na gravidez

As principais atitudes para prevenir este vírus na gravidez são:

  • Lave as mãos com frequência: use sabonete e água e lave as mãos por 15 a 20 segundos, especialmente se você entrou em contato com crianças pequenas ou com suas fraldas ou secreções orais;
  • Evite contato com lágrimas e saliva de crianças. Por exemplo, ao invés de beijar a criança nos lábios, beije na testa;
  • Evite dividir comida, beber no mesmo copo do que outras pessoas e dividir garfos ou facas;
  • Evite o contato com produtos que tem fluidos corporais, como uma fralda ou um lencinho para assoar o nariz;
  • Limpe brinquedos e outros objetos que tenham entrado em contato com a saliva ou urina de uma criança;
  • Pratique sexo seguro: use camisinha durante as relações sexuais para evitar a transmissão do CMV pelo sêmen ou fluidos vaginais;

Saiba tudo sobre o citomegalovírus na gravidez e seus riscos para o bebê.

Foto: Reprodução Arquivo Pessoal – O menino Dax com sua irmã mais velha

Comentários

Links Patrocinados