Avó de 87 anos costura máscaras em casa e doa aos vizinhos idosos!
A avó de 87 anos do Maranhão comoveu ao mostrar como ela e sua neta estão ajudando outros idosos
Uma avó de 87 anos de Santa Quitéria no Maranhão está comovendo a web ao mostrar o que tem feito para ajudar a si mesma e a outros idosos de sua cidade. A idosa Bernarda Costa e sua neta Renata Costa estão costurando máscaras em casa para ajudar os mais vulneráveis de sua cidade.
Renata mostrou sua avó costurando as máscaras em suas redes sociais e o post viralizou rapidamente. Ao mostrar a avó costurando, Renata disse: “Oi gente! Essa é minha avó, tem 87 aninhos e se chama Bernarda Costa . Está aqui confeccionando máscaras (EPI) para doação…Pois já não encontramos mais no mercado para venda. Inclusive álcool gel também. Então teve a ideia de fazer com tnt e elásticos, mas nossa produção ainda é pouca, devido a idade dela. Mas vamos produzindo. Vamos doar para pessoas vulneráveis aqui do bairro. Peço que quem puder faça o mesmo, é fácil e prático de fazer”.
Ao mostrar sua avó costurando em casa, Renata ainda disse: “Estamos confeccionando as máscaras porque aqui na cidade ninguém encontra mais. A solução foi comprar o TNT, daí eu ajudei a cortar, preparei, e ela só tá passando na máquina já com as liguinhas e aí a gente vai usar tanto para ela que já tem uma idade avançada e para doar para algumas pessoas idosas que moram aqui no bairro. O que a gente pede é que vocês também, vocês podem pegar o TNT e quem souber costurar façam também isso porque vai ajudar quem não tem acesso”.
Com o sucesso do post, Renata relatou pouco depois que recebeu doação de mais TNTs e outras costureiras se dispuseram a auxiliar na confecção das máscaras. “Gente, quero agradecer o carinho por minha vó. Lembrando que as máscaras estão sendo impermeabilizadas, pois apenas a máscara de tecido não é adequada para a proteção. Como impermeabilizar: misturamos em um balde: 2 copos de água, 1 copo de colo branca, ½ copo de álcool, depois é só passar em cima em um dos lados do TNT, esse ficará para fora na máscara. Esse é o processo de impermeabilização. E como surgiu essa ideia da gente trabalhar fazendo máscaras? É porque aqui na cidade não encontra de jeito nenhum as máscaras, tá super em falta. Como não tem, a solução da gente é essa. A intenção era para ela e a população do bairro porque aqui tem muito idoso. Mas quando eu publiquei a galera veio pedir mais e eu pedi nas redes sociais para nos ajudaram com materiais e mais costureiras e graças a Deus muita gente já tá ajudando e já temos quase mil máscaras confeccionadas”, explicou Renata.
Os internautas foram só elogios para a iniciativa da avó e sua neta. “Parabéns pela atitude! Que Deus proteja você e sua avó!”, comentou uma internauta. E outra internauta ainda disse: “Que coisa mais linda! Parabéns!”.
Dona Bernarda também mandou um recado muito especial para a população. “Não saiam de casa e que Deus proteja a nós todos! Eu não estou saindo de casa. Estou fazendo o que os médicos estão dizendo”, disse ela.