Grávida dá à luz sedada e entubada, com COVID-19
A grávida passou por uma cesariana de emergência e sobreviveu
Uma mulher, grávida, foi internada às pressas em um hospital de Boston, EUA. A princípio, Jacklyn Rodriguez sentiu que sua respiração não ia muito bem. Juntamente com isso, ela estava na 28ª semana de gestação.
Nesse meio tempo, os sintomas pioraram. “Eu não conseguia respirar e nem andar. Minha respiração estava curta. Logo pensei: ‘se eu não consigo, significa que o bebê também não’”, relembra em entrevista ao canal ABC.
Imediatamente, ela foi ao hospital. Lá Jacklyn testou positivo ao COVID-19 e ficou internada. Sem responder muito bem ao tratamento com remédios, a mãe foi transferida para a UTI. Posteriormente, precisou ser entubada.
De acordo com a enfermeira-chefe do hospital, a equipe não sabia o que fazer em relação ao bebê. Ao mesmo tempo, oxigenação de Jacklyn não melhorava. Assim, havia um risco real de acontecer o pior com a mãe e o filho.
Dessa forma, os médicos optaram por uma cesariana. O procedimento foi realizado na própria Unidade de Terapia Intensiva. Durante a cirurgia, a gestante estava sedada e entubada. “Eu não sabia que ele tinha nascido. Estava apagada na hora”, afirma Jacklyn.
Para acelerar a recuperação da mãe, os médicos usaram uma máquina de ECMO. O moderno equipamento é bastante utilizado no combate ao coronavírus. Ele funciona como uma bomba que ajuda na circulação do sangue, diminuindo o trabalho do coração e dos pulmões.
Para a surpresa de todos, um dia depois do nascimento do filho, Jacklyn acordou! “Vê-la de olhos abertos em quase 24 horas foi incrível. Ela conheceu o bebê pelo celular”, recorda um dos médicos. Ainda assim, os dois ficaram separados por duas semanas até que a paciente testasse negativo para o vírus.
“Foi uma situação extremamente difícil. Fui a última a poder pegá-lo no colo”, pondera Jacklyn. O bebê que nasceu prematuro ficou quase dois meses internado. Porém, recentemente, o pequeno Julian teve alta. Então, finalmente, ele pode ir para a casa com os pais e os três irmãos.