Esperar 3 minutos para cortar cordão umbilical reduz risco de anemia no bebê
Descoberta acaba de ser publicada na revista científica Pediatrics, saiba tudo sobre o assunto
Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics fez uma descoberta muito interessante e importante: demorar três minutos ou mais para cortar o cordão umbilical reduz muito o risco do bebê ter anemia.
A pesquisa contou com a participação de 540 recém-nascidos. Esses bebês foram divididos em grupos que tiveram o cordão umbilical cortado um minuto após o parto e aqueles que tiveram o cordão cortado três minutos ou mais após o parto.
Depois, estes bebês foram acompanhados pelos cientistas até um ano de vida. E percebeu-se que o grupo onde houve mais bebês com anemia foi o que teve o cordão umbilical cortado um minuto após o parto.
De acordo com os pesquisadores, isto ocorre porque nos minutos após o nascimento, o cordão umbilical ainda realiza uma transferência de sangue muito importante para o bebê. E quando o cordão é cortado muito rapidamente, o bebê não recebe sangue suficiente, o que aumenta o risco dele desenvolver anemia.
Por isso, se você está grávida, fale com seu médico sobre o assunto e peça para que ele espere três minutos para cortar o cordão umbilical, se isto for possível. “Este estudo mostra que esperar três minutos para cortar o cordão umbilical foi uma intervenção muito efetiva na prevenção da anemia nos bebês. Se este cuidado for implementado em escala global, evitará que 5 milhões de bebês sofram com a anemia todos os anos”, concluíram os autores do estudo.
Saiba que antes de cortar o cordão umbilical também é importante observar se ele parou de pulsar. O cordão umbilical só deve ser cortado quando ainda estiver pulsando se o recém-nascido estiver asfixiando e/ou precisar de cuidado imediato.