“Saiu o corpo todo e ficou só a cabeça para dentro”
Um pai precisou fazer o parto de seu filho em casa e para dificultar ainda mais, o pequeno estava sentado
Os papais Dielle Cristine Renovo e Luis Antonio Rodrigues de Campo Grande passaram por um grande susto na última terça-feira (28). Isto porque Dielle entrou em trabalho de parto em casa e tudo foi tão rápido que foi o papai Luis quem precisou fazer o parto na própria residência do casal.
Luis recebeu orientações por telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a chegada do Corpo de Bombeiros. E para tornar tudo ainda mais difícil, o bebê estava sentado.
Partos normais podem ocorrer quando o bebê está sentado, contudo nestes casos o nascimento tende a requerer cuidados especiais e a participação de um profissional de saúde é ainda mais importante. “Vim correndo pra casa. Primeiro saiu o pé do neném, depois saiu o corpo inteiro e eu não sabia se segurava o bebê ou se falava com o Samu no telefone. Aí pensei, vou ajudar ela [esposa]. Pedi para ela sentar e fui segurando, saiu o corpo todo e ficou só a cabeça para dentro”, contou o papai Luis em entrevista ao portal G1.
Quando os bombeiros chegaram, puderam auxiliar Luis e Dielle com o restante do parto. “Foi um parto pélvico, extremamente difícil de ser feito fora do ambiente hospitalar, porque o bebê estava sentado, então, primeiro saem as perninhas, depois do restante do corpo e a cabeça fica por último”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros Manoel Nunes Nóia em entrevista ao portal G1.
O sargento contou também que encontraram o bebê com a pele roxinha, provavelmente por conta da falta de oxigênio, e já em parada cardiorrespiratória. “Terminamos o parto e fizemos a manobra de ressuscitação do bebê. Deu tudo certo. Isso durou mais ou menos uns 5 minutos”, contou Manoel Nunes.
Agora o susto passou e está tudo certo. O pequeno Enzo Gabriel e sua mãe estão no Hospital Universitário (HU) e ambos passam bem.