Acessórios de berços: cuidados ao utilizar
Veja os cuidados ao usar móbiles e outros acessórios de berço do bebê e quais evitar
Alguns acessórios utilizados com frequência no berço precisam de cuidados especiais a fim de preservar a saúde do bebê. A seguir, veja quais os cuidados importantes ao usar cada um desses acessórios de berço:
Móbile
Os móbiles podem ser utilizados no berço, desde que sejam seguros. “Seus componentes não devem ser pequenos, assim evita-se o risco deles se desprenderem. A higiene dos móbiles também deve ser adequada e a peça deve ser fácil de limpar. Assim, aqueles feitos de tecido lavável e borracha maleável são boas opções”, explica a pediatra Fabíola Peixoto La Torre, do Hospital Leforte.
Os móbiles que tocam músicas devem ser evitados, pois são muito barulhentos. “Lembre-se de fixar o móbile firmemente no teto para evitar que ele caia acidentalmente”, orienta Fabíola La Torre.
Quanto à altura do móbile, ele deve ficar sempre fora do alcance do bebê. Por isso, com o passar do tempo é importante ajustar a altura do móbile, já que o pequeno cresce e pode conseguir alcançar o móbile. “Quando alcança o móbile o bebê corre dois riscos: o objeto cair em cima dele ou ele se pendurar e cair para fora do berço.
Bichinhos de pelúcia e outros objetos no berço
Segundo os dados do Ministério da Saúde, o sufocamento é a principal causa de morte de crianças com até 1 ano. “Muitas mães gostam de enfeitar o berço com bichos de pelúcia, protetores coloridos, cobertores e travesseiros, mas na verdade o bebê não vai precisar de nenhum desses itens por algum tempo e eles podem se tornar um grande risco para a vida do bebê, portanto quanto menos coisas, melhor”, orienta Fabíola La Torre.
Mosquiteiro
O mosqueteiro acumula muita poeira e só deve ser usado em locais onde haja realmente necessidade. “Ele precisa ser lavado toda semana”, observa Fabíola La Torre.
Outros objetos
Os lençóis ou mantas nunca devem ficar soltos do colchão e/ou cobrindo os bracinhos do bebê. Também é importante não utilizar travesseiros ou almofadas e não colocar protetores acolchoados nas laterais do berço.
Veja outros cuidados importantes ao colocar o bebê no berço aqui.