“Bebês não precisam aprender a dormir, só precisam ser compreendidos”
Veja o ótimo texto da antropóloga Helen Ball sobre porque os bebês não precisam ser ensinados a dormir
Helen Ball é professora de antropologia e diretora do Laboratório do Sono do Bebê da Universidade de Durham, no Reino Unido. Para a revista The Conversation, ela escreveu um ótimo artigo sobre sono do bebê. Confira a versão traduzida do artigo a seguir:
“Quando o bebê nasce, muitos pais frequentemente se surpreendem com o quanto ele dorme, acordando basicamente só para comer. Porém, com o passar do tempo é outra coisa que passa a gerar preocupação: o bebê acordar e a frequência com que ele acorda.
Todos sabem que um bebê faz com que seus pais se tornem verdadeiros zumbis devido à falta de sono nos primeiros meses de vida, já que acordam constantemente. Mas em muitas sociedades, nós sugerimos para os novos pais que existe alguma coisa errada com comportamento noturno do bebê. As pessoas vão perguntar se o bebê “dorme bem” ou se “está dormindo a noite toda” ou se tem “uma rotina de sono” – como se a resposta para essas questões fossem importantes indicadores de moral e caráter.
Na realidade, tratam-se de interrogatórios pouco disfarçados sobre a competência dos pais, destinados a reforçar os valores culturais sobre a autoridade parental, a regulação da biologia e o controle das crianças.
E como resultado, muitos pais não falam sobre o sono de seus filhos com outras pessoas, e quando eles falam, preferem mentir e dizer que seus bebês dormem a noite inteira. Enquanto na verdade eles passam noites ansiosos, procurando na internet informações sobre quando seus bebês vão dormir à noite inteira ou buscando alguma evidência de que seus bebês têm um problema de sono.
Mas o fato é que bebês raramente têm problemas de sono, contudo muitos pais podem acabar achando que o sono de seus bebês é problemático porque não está de acordo com os seus horários de sono.
Diante disso, antes do acesso generalizado à internet, os pais consumiam vorazmente livros com títulos como “Como ajudar seu bebê a dormir durante a noite”. Nos dias de hoje, as coisas mudaram e os pais podem até comprar consultas no Skype e planos de sono personalizados.
Essas consultas são oferecidas por coaches, especialistas em sono, consultoras de sono, etc, que podem oferecer uma série de serviços para pais de bebês com menos de seis meses e até recém-nascidos!
E estas pessoas usam uma série de terapias e técnicas para manipular os bebês e fazê-los dormir de um jeito mais parecido com o de seus pais.
Mas aqui está o problema, porque bebês não precisam aprender, ser ensinados ou treinados a dormir. Os bebês nascem completamente capazes de dormir, assim como todos os mamíferos recém-nascidos. Eles estiveram dormindo no útero nos últimos meses e eles passam boa parte do tempo após o nascimento também fazendo isso.
O que ocorre é que nos primeiros meses de vida, o bebê não tem um relógio biológico e tem um estômago pequeno que se esvazia rapidamente. Então, amamentar o bebê frequentemente tanto durante o dia quanto a noite é completamente normal.
Bebês humanos, particularmente, estão com seus cérebros crescendo a um ritmo intenso durante o primeiro ano de vida. E isto é uma atividade que requer muita energia, de modo que eles precisam comer constantemente e para comer os bebês precisam da ajuda de seus pais.
Portanto, saiba que é totalmente inapropriado tentar “treinar” bebês menores de seis a oito meses a dormir, e uma pessoa que realmente entende de sono do bebê irá dizer isso caso um pai entre em contato com ela para que ajude seu filho a dormir.
Então, caso você queira buscar a ajuda de uma especialista em sono é preciso pensar e pesquisar muito. Isto porque não há regulação para este tipo de profissional e alguém pode dizer que é um consultor de sono do bebê, mas não possuir nenhum conhecimento correto sobre o assunto.
Além disso, os pais precisam pensar com muito cuidado no que eles querem conseguir ao contratar uma especialista em sono infantil. Isto porque se eles quiserem buscar a ajuda de alguém apenas para fazer que seu bebê durma de acordo com seus horários, então é melhor repensar”.