Sono do bebê: os cuidados essenciais neste momento
Veja os cuidados essenciais com o colchão, a melhor posição e muito mais sobre sono do bebê
O sono do bebê é um momento que requer atenção especial dos pais. Isto porque neste momento se não forem tomados os devidos cuidados, o bebê corre um maior risco de problemas de saúde, inclusive a morte súbita. Porém, existe uma série de medidas dos pais que contribuem para que o bebê fique mais seguro durante o sono, veja quais são elas:
Coloque o bebê para dormir com a barriga para cima: Bebês até um ano de idade devem sempre serem colocados para dormir com a barriga para cima. Contudo, se seu bebê se virar sozinho para o lado ou virar ao ponto de ficar com a barriga para baixo ele pode ser mantido nesta posição. Isto porque se ele já tem essa capacidade de rolar, ele também é capaz de voltar para a posição original caso sinta algum desconforto.
Local do sono: Caso seu bebê durma no sling, canguru, cadeira para auto, carrinho, entre outros, ele deve ser retirado destes locais e colocado em uma superfície firme.
Cuidados com o berço: Opte por colocar seu pequeno em uma superfície firme e cheque se está tudo certo com as peças do berço, não utilize um que esteja com as peças quebradas. Veja outros cuidados ao colocar o bebê no berço aqui.
Atenção aos objetos do berço: Evite colocar qualquer objeto no berço do seu bebê, como bichinhos de pelúcia, travesseiros, entre outros, qualquer um que possa causar sufocamento e outras complicações. Veja os cuidados com os acessórios do berço aqui.
Coloque o bebê para dormir no mesmo quarto que você, mas não na mesma cama. Mantenha o berço a cerca de um braço de distância da sua cama. Assim, você pode facilmente observar e amamentar o seu bebê.
Amamente o bebê o máximo de tempo que puder. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é amamentar exclusivamente até os seis meses de idade e de maneira complementar até os dois anos.
Vacine seu filho: Estudos recentes apontam que vacinar os bebês também se mostrou efetivo na prevenção da morte súbita.
Manter o bebê longe de fumantes e de lugares onde a pessoa fuma também ajuda na prevenção da morte súbita.
Não deixe seu bebê ficar muito quente: Mantenha o quarto onde seu bebê dorme em uma temperatura confortável. Em geral, vista seu bebê com uma camada de roupa a mais do que você está. Seu bebê pode estar com calor se estiver suando ou se seu peito estiver quente.
Ofereça a chupeta para o bebê: Oferecer a chupeta para o bebê durante o sono pode ajudar a prevenir a morte súbita. Porém, saiba que a orientação é só oferecer a chupeta para o bebê após um mês de vida, antes disso há o risco de favorecer o desmame precoce.
Não use produtos que prometem evitar síndrome da morte súbita. Colchões especiais, posicionadores, entre outros não ajudam a prevenir a morte súbita e podem levar até mesmo ao sufocamento.
Veja dicas para fazer seu bebê dormir como um anjo aqui. E saiba mais sobre morte súbita do bebê aqui.
Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria