Os conselhos errados sobre amamentação

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Cerveja preta e canjica para aumentar o leite materno, leite fraco, entre outros conselhos errados

Amamentar nem sempre é algo simples e para complicar ainda mais ela vem acompanhada de uma série de conselhos errados. A seguir, listamos os piores conselhos sobre amamentação, veja quais são aqui:

Mamadeira e chupeta não interferem na amamentação

Cadastre-se

O uso de bicos artificiais como chupeta e mamadeira não é recomendado para bebês que amamentam. “Isto porque pode levar a confusão de bicos e já está provado que é uma causa de desmame”, explica a pediatra Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Prótese de silicone prejudica a amamentação

A prótese de silicone não atrapalha na amamentação. “Muitas mulheres que se submeteram a prótese de silicone conseguem amamentar porque não interfere no tecido glandular e na sua capacidade de produzir leite”, explica Rosa Maria Negri Rodrigues Alves.

Canjica aumenta a produção de leite materno

Não existe uma comprovação científica de que a canjica contribua para o aumento da produção de leite materno. É importante que a mulher que amamenta tenha uma dieta balanceada, veja a alimentação indicada para quem amamenta aqui.

Cerveja preta aumenta a produção de leite materno

Não há evidências de que a cerveja preta aumente a produção de leite materno, na realidade o efeito pode ser contrário. “A mãe que está amamentando deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode trazer malefícios ao bebê e ainda há o risco de diminuir a produção de leite materno”, alerta Rosa Maria Negri Rodrigues Alves.

Peito pequeno produz menos leite

Peitos pequenos são capazes de produzir a mesma quantidade de leite do que peitos grandes. Isto porque a única diferença entre seios grandes e pequenos é a quantidade de gordura e não tem relação com a capacidade de produzir leite.

Alguns leites são fracos e é preciso complementá-los

Este é um dos grandes conselhos errados. A realidade é que não existe leite fraco. “E infelizmente, muitas vezes a mãe acha que seu leite é fraco e introduz desnecessariamente outros alimentos antes de 6 meses de idade trazendo prejuízos como diarreia ou outras infecções e alergias”, afirma Rosa Maria Negri Rodrigues Alves.

Após ficar sem amamentar por um longo período, a mãe não consegue voltar

É comum achar que após um longo período sem amamentar o filho, a mãe não consegue voltar a oferecer o peito para este pequeno. “Existem vários recursos para conseguir que a mãe volte a amamentar, uma delas e a técnica de relactação que consiste em oferecer o leite por meio de uma sonda que fica presa junto ao bico do seio da mãe”, observa Rosa Maria Negri Rodrigues Alves. Saiba mais sobre a relactação aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários