O que seu bebê quer te dizer quando faz certas coisas fofas

Por: Bruna Romanini

Foto: Pinterest

Entenda o que seu pequeno quer te dizer quando faz uma série de coisas muito fofas

Existem uma série de coisas fofas que os bebês fazem que deixam seus papais encantados. Porém, saiba que algumas dessas fofuras têm um significado muito especial. A seguir, explicamos o que seu bebê quer te dizer quando faz cinco fofuras muito comuns entre os pequenos:

Coloca o pezinho na boca

Cadastre-se

Quando o bebê coloca o pezinho na boca ou a mãozinha na boca é uma fofura só! Mas saiba que isto é muito mais do que uma atitude fofa, é um marco no desenvolvimento! Isto significa que não apenas é fofo ver o bebê com a mãozinha ou pezinho na boca, como também é um sinal de que o pequeno está se desenvolvendo corretamente! É esperado que o bebê coloque a mãozinha ou pezinho na boca por volta dos seis meses de vida.

Na verdade, além de colocar essas partes do corpo, seu bebê provavelmente também irá pegar tudo que encontrar por perto e colocar na boca, então fique atenta ao que coloca ao redor do seu pequeno!

Encosta o rostinho no seu

Seu bebê encosta o rostinho no seu? Essa atitude certamente é uma gracinha e enche o coração dos pais de amor. Saiba que ao fazer isso seu bebê está pedindo para que a mamãe ou papai o conforte. Os pequenos fazem isso quando querem dormir ou se acalmar de alguma coisa. Neste momento é importante dar todo o conforto que seu pequeno está pedindo.

Faz barulhinhos com a boca

É uma gracinha ver seu bebê fazer uma série de barulhinhos com a boca né? Pois então, saiba que ao fazer isso seu bebê não está apenas encantando a família toda, ele também está se preparando para falar! É isso mesmo, por volta dos quatro meses de vida seu bebê começa a fazer os primeiros barulhinhos com a boca e é importante que os pais estimulem essa fofura por meio de muita conversa com o bebê e também lendo livros para ele. Saiba mais sobre como estimular o bebê a falar aqui.

Sorrir

Um dos marcos mais importantes para o desenvolvimento durante o primeiro mês do bebê são os sorrisos. Os sorrisos do bebê começam durante o sono, por motivos que ainda não são bem compreendidos. Acredita-se que esses primeiros sorrisos podem ser um sinal de que o bebê se sente animado de alguma forma ou está respondendo a um impulso interno.

Apesar de ser uma graça ver o bebê sorrindo enquanto dorme, estes sorrisos ainda não são sociais. A diversão fica ainda mais incrível quando o bebê sorri diante dos pais em seus momentos acordados, esses sorrisos sim são sociais, uma resposta a algo divertido. Estes sorrisos sociais ocorrem por volta de dois meses.

Estes sorrisos vão estreitar ainda mais o vínculo entre o pai e o bebê. Com o passar do tempo, os pais podem previr quando o bebê irá dar determinados sorrisos diante de certas brincadeiras.

Ao identificar e responder positivamente aos sorrisos do bebê, os pais dizem a ele que seus sentimentos e pensamentos são importantes e que podem afetar o mundo ao seu redor. Essas mensagens são vitais para o desenvolvimento da autoestima e do senso de humor do bebê.

Olha nos seus olhos enquanto mama

Seu bebê fica te olhando enquanto está mamando? Esta é uma grande demonstração de amor! A troca de olhares entre mãe e filho é essencial para o fortalecimento do vínculo. Nos primeiros dois meses de vida, o bebê não enxerga bem e consegue ter uma noção de claro e escuro. Quando está mamando, o bebê é capaz de enxergar até onde estão os olhos da mãe. “Por isso que eu não oriento cobrir o rosto do bebê quando se está amamentando, esta atitude impede a troca de olhares entre mãe e bebê e consequentemente prejudica a formação do vínculo”, explica o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Fonte consultadas:

Academia Americana de Pediatria

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos

Revista científica Psychology Today

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários