Fala do bebê: dicas para os pais estimularem

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Conversar com o pequeno é a melhor maneira de estimular a fala do bebê

A principal dica para estimular o bebê a falar é conversar com ele. “Os pais precisam manter o hábito de se dirigir ao bebê como uma outra pessoa que já tem capacidade de compreender o significado de muitas conversas. Também conte histórias utilizando livros curtos e com várias figuras”, orienta pediatra Renato Santos Coelho, presidente do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Então, confira outras seis dicas para estimular seu bebe a dizer as primeiras palavras e a falar corretamente:

Cadastre-se

1- Não repita a pronúncia errada da criança. Dê destaque para a palavra correta.

2 – Não troque os nomes de objetos, por exemplo, chupeta de “peta” ou a mamadeira de “Tetê”. Nesses casos a criança terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto.

3 – Estimule a criança a falar o que ela quer. Por exemplo, ao invés de apenas entregar um alimento que a criança apontou na fruteira, pegue a fruta, mostre-a ao pequeno e reforce o nome dela.

4 – Evite palavras no diminutivo.

5 – Aproveite a hora do banho ou da troca de fraldas ou roupas para tocar nas partes do corpo do bebê e enfatizar o nome de cada uma delas.

6 – Durante as refeições fale o nome dos alimentos.

Saiba a partir de qual idade o bebê começa a pronunciar as primeiras palavras nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários