Dicas para estimular o bebê a ler

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja o que fazer para estimular a leitura do bebê desde o nascimento

Ao contrário dos alimentos além do leite materno, nunca é cedo demais para começar a ler para seu bebê e fazer com que ele ame a leitura! A seguir, veja como estimular o pequeno a ler em cada fase:

0 a 6 meses

Cadastre-se

Nesta fase o importante é que você leia para seu bebê. O conteúdo da leitura, se são as notícias de esportes ou o gibi da Turma da Mônica, não importam muito nesta fase.

6 a 12 meses

Agora seu bebê já é capaz de sentar no seu colo, pegar o livro, virar suas páginas ou colocá-las na boca. Portanto, é interessante optar por livros infantis à prova de água. Mas não deixe de ler as historinhas para seu pequeno, ele vai adorar!

1 a 2 anos

Nesta fase seu bebê já começa a entender que pode fazer muito mais com os livro do que apenas colocá-los na boca. Agora, seu bebê pode levar o livro até os pais para pedir que eles leiam.

Ao ler as histórias para o pequeno procure relacionar o que está sendo contado com as experiências do dia a dia do bebê. Você também pode pedir para o bebê mostrar onde está determinada coisa que é contada na história. Por exemplo, se o livro fala de uma maçã e na página aparece a fruta desenhada, pergunte ao bebê onde está a maçã no livro.

2 a 3 anos

Nesta fase os bebês amam repetições. Portanto, não se surpreenda se o pequeno quiser ouvir a mesma história milhares de vezes. Nesta fase a leitura antes de dormir pode se tornar um hábito e isto é ótimo! Procure manter este hábito ao longo da infância do seu pequeno.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários