Testes de gravidez de farmácia e de sangue

Por: Bruna Romanini

Photo Credit: mpilote via Compfight cc

Esclareça suas principais dúvidas sobre os principais testes de gravidez, o de farmácia e o de sangue

A mulher pode descobrir se está grávida por meio de testes de gravidez de farmácia ou  de sangue. Saiba como eles são e qual a precisão de cada um.

Teste de farmácia

Cadastre-se

Ele tem uma precisão de 95% a 99% e observa se há ou não o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. O HCG só é produzido pelo organismo quando há gestação. “É um teste correto e a mulher pode fazê-lo para matar a curiosidade cinco dias após o atraso da menstruação, caso ela tenha um ciclo regular”, orienta o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Ao comprar o teste, note a data de validade e também se ele foi armazenado corretamente. Siga as instruções da bula sobre o uso do produto.

Exame de sangue

Sua precisão é de 99%. “Ele é o padrão ouro para ter certeza absoluta da gravidez”, diz a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

É recomendável esperar pelo menos uma semana após o atraso da menstruação para realizar este teste. Ele irá verificar a presença do hormônio HCG no sangue e pode ser qualitativo, informar um valor sobre a quantidade de HCG encontrada e assim ajudar o médico a determinar o tempo de gestação, ou quantitativo, versão que apenas diz se a mulher está grávida ou não.

Saiba quais são os sintomas de gravidez nesta  reportagem do portal BebêMamãe.com e descubra quais os cuidados com a saúde após saber da gravidez nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

gravidez-sem-sintomas

Deixe uma resposta

Comentários