Zika vírus também pode ser transmitido sexualmente

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda esta nova forma de transmissão que está sendo considerada pelos cientistas

Pesquisas iniciais levantam a possibilidade de além de ser transmitido pelo aedes aegypti, o zika vírus também poderia ser contraído por meio de relações sexuais. Ou seja, uma pessoa contrai o zika vírus por meio de uma picada do aedes aegypti, tem relações sexuais e transmite o vírus para outra pessoa por meio do sexo.

Porém, os pesquisadores tanto do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos como da Fundação Oswaldo Cruz defendem que ainda é cedo para se ter certeza deste método de transmissão.

Cadastre-se

Isto porque até o momento o zika vírus só foi detectado no sêmen de um homem. Tratava-se de um taitiano que foi exposto ao vírus em 2013 na Polinésia Francesa. Nesta época, cientistas franceses encontraram altos níveis do vírus em amostras de sêmen do paciente taitiano mesmo depois delas terem desaparecido do sangue.

Ainda estão sendo realizados mais estudos para comprovar se o zika vírus realmente é transmitido sexualmente. Já foi comprovado que o zika vírus durante a gestação pode causar microcefalia no bebê e também outras malformações. Saiba mais sobre o zika vírus na gravidez aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários