Desfralde do bebê: quando e como fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quando e como fazer o desfrade do bebê e os sinais que o pequeno dá que chegou a hora

É preciso alguns cuidados ao realizar o desfralde do bebê, por isso, saiba qual o momento certo de fazê-lo, os sinais que o bebê dá de que chegou a hora e qual é a maneira correta de realizar o desfralde.

O momento certo do desfralde

Cadastre-se

O momento certo do desfralde costuma ocorrer por volta dos dois anos de vida do bebê. “Nesta fase o bebê tem maior controle do esfíncter da urina, músculo responsável por controlar o ato de urinar”, orienta a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte.

Sinais do bebê de que é hora do desfralde

O bebê dá alguns sinais de que chegou a hora de fazer o desfralde. Um deles é o pequeno mostrar que está incomodado com alguma coisa, até mesmo informando os pais que vai fazer xixi ou cocô. Se a criança demonstrar curiosidade quando está no banheiro com os pais também pode ser sintoma de que está pronta.

Como fazer o desfralde corretamente

É importante fazer o desfralde aos poucos, como tirar primeiro a fralda diurna dentro de casa, mas coloca-la quando for sair com o pequeno.

Quando a fralda diurna for retirada, procure saber quais os horários em que a criança costuma fazer xixi e cocô e leve o pequeno para o banheiro por volta destas horas. “No caso das fezes fazemos treinamento da criança com a ‘hora do banheiro’ auxiliando que se sente no vaso ou pinico pelo menos uma vez ao dia, logo após as refeições para estimular o esfíncter anal, músculo responsável por controlar as fezes, a eliminar gases e depois fezes”, explica Bedoni.

Na fase do desfralde, pergunte com certa frequência para a criança se ela quer ir ao banheiro. É essencial ter muita paciência com a criança na fase do desfralde e saiba que escapes podem ocorrer e isto é normal.

Como tirar a fralda noturna

A retirada da fralda noturna é recomendada por volta dos três anos de idade. Um sinal de que a criança está pronta para este desfralde é quando ela acorda com a fralda seca. “Ao realizar o desfralde noturno, evite a ingestão de líquidos mais tarde e leve a criança ao banheiro uma ou duas vezes antes de dormir para esvaziar a bexiga”, orienta Bedoni.

Saiba como evitar assaduras no bebê nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários