Pesquisadores descobrem como é a visão do recém-nascido

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

E agora você também pode saber, confira como recém-nascido enxerga a 30 cm, 60 cm e 120 cm de distância

Pesquisadores da Universidade de Oslo e da Universidade de Uppsala, na Suécia, conseguiram descobrir o quanto o recém-nascido consegue enxergar. Eles descobriram que recém-nascidos com 2 ou 3 dias de vida conseguem reconhecer faces e até emoções por meio das expressões faciais até 30 centímetros de distância. Esta distância corresponde a mesma entre a mãe que amamenta e o bebê.

Contudo, quando a distância aumenta para 60 centímetros, a imagem fica muito borrada e o bebê já não consegue reconhecer faces e expressões. Os pesquisadores acreditam que a pesquisa pode ajudar a explicar porque alguns recém-nascidos são capazes de imitar expressões faciais de adultos.

Cadastre-se

O segredo é o movimento

Esta é a primeira vez que os cientistas conseguem estimar exatamente como é a visão do recém-nascido. Os pesquisadores afirmam que chegaram a este resultado porque utilizaram imagens em movimento ao invés de fotos. Afinal, o mundo é dinâmico e não algo parado.

Troca de olhares importante

Como o recém-nascido consegue enxergar a mãe até 30 centímetros de distância, justamente o mesmo espaço que fica entre eles durante a amamentação, é importante não cobrir o rosto do pequeno enquanto mama. Isto porque a troca de olhares entre mãe e filho durante a amamentação é essencial para a formação do vínculo nos primeiros meses de vida.

Como é a visão do bebê

A imagem abaixo te dá ideia de como o recém-nascido enxerga.  A primeira imagem da sua esquerda pra direita é a original, a segunda é como o recém-nascido enxerga a 30 centímetros de distância, a terceira imagem consiste em como o bebê enxerga a 60 centímetros de distância e a última é como o recém-nascido vê a 120 centímetros de distância.

Saiba mais sobre a visão do bebê aqui.

visão bebê

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários