Como cuidar de um recém-nascido

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja algumas dicas sobre como cuidar de um recém-nascido

Quando o recém-nascido chega em casa surgem muitas dúvidas sobre como cuidar do pequeno. Por isso, conversamos com o pediatra Jorge Huberman e listamos algumas dicas essências sobre cuidados com o bebê que acaba de nascer.

Cuidados ao fazer a higiene do recém-nascido

Cadastre-se

Ao fazer a higiene do recém-nascido é necessária uma atenção especial. “Mantenha o ambiente em harmonia, coloque uma música suave, cuidar do seu bebê é um momento muito especial. Retire anéis, pulseiras, relógio e lave as mãos e antebraços antes de colocar o bebê no colo”, explica o pediatra Jorge Huberman.

Cuidados antes de carregar o recém-nascido

Saiba como segurar corretamente o recém-nascido nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Uso de roupinhas, toalhas e mantas

Escolha roupas feitas com tecido de puro algodão, folgadas, fáceis de vestir e adequadas para a estação do ano. “Use toalhas de fralda de algodão e toalhas de puro algodão, felpudas, bem macias, com capuz”, diz Huberman.

Banho do recém-nascido

Ao dar banho no recém-nascido tente não se prolongar muito. “Isto porque a água pode esfriar. Também não utilize talco, nem perfume no bebê”, afirma Huberman. Saiba como segurar corretamente o bebê na hora do banho nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja também como higienizar corretamente o coto umbilical do bebê nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Sono

O bebê deve dormir com a barriga para cima. “Não o coloque para dormir de barriga para baixo ou de lado. Quando o bebê estiver acordado , pode ser colocado com a barriga para baixo, mas um adulto deve supervisioná-lo constantemente”, explica Huberman.

Limpeza da casa

Ao limpar a casa em que o recém-nascido vive, alguns cuidados são recomendados. “Não use vassoura, espanador e escovas na limpeza. Ventiladores só deverão ser usados em ambiente que sejam limpos diariamente com pano úmido, pois assim como as vassouras, ocasionam suspensão de partículas de poeira que podem agredir as vias respiratórias do bebê”, diz Huberman.

Limpe o aparelho de ar condicionado diariamente e o filtro uma vez por semana. A cada 4 meses faça uma manutenção geral.

Choro

O choro do recém-nascido pode ocorrer por diferentes motivos. “Alguns deles são saudade do colo da mamãe e do papai, fome, sono, frio, calor, roupas apertadas, barulho, fralda suja e dor, fique atenta a essas questões”, orienta Huberman.

Brinquedos

Só utilize brinquedos e enfeites de borracha, plástico ou madeira. Respeite a idade para a qual o brinquedo é recomendado, esta orientação está escrita na embalagem.

Confira outras 7 super dicas para as mães de primeira viagem na reportagem do nosso parceiro Roteiro Baby, clique aqui para ler.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários