Armadilhas na hora de colocar o bebê para dormir

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais as atitudes erradas na hora de colocar o bebê para dormir

Algumas atitudes comuns dos pais na hora de colocar o bebê para dormir podem prejudicar o sono do pequeno. Veja quais são elas e entenda seus problemas:

Forçar o bebê a ficar acordado até mais tarde

Cadastre-se

É comum os pais deixarem os bebês acordados até mais tarde com o objetivo de fazer eles acordarem mais tarde. Porém, isto não é recomendado. “Os bebês, assim como todos nós, tem um horário preferencial de sono, que é aquele que é ditado pelo nosso relógio biológico. O ideal para que os bebês tenham um bom sono durante toda a noite é perceber a que hora o bebê fica com sono (chatinho, coça os olhos, etc) e iniciar a rotina para o sono”, conta a pediatra Eduardina Tenenbojm, membro do Departamento de Medicina do Sono na Criança e no Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo. É importante repetir este horário todos os dias. Assim o bebê terá o ritmo de sono dele. Veja como criar uma rotina de sono do bebê aqui.

Deixar o bebê dormir no colo

Esta atitude não é um problema quando o bebê dorme bem, apesar de não ser orientada. Mas se ele dorme mal, é interessante tentar colocá-lo no berço ainda acordado, mas já sonolento e ficar ao seu lado até que pegue no sono.

Ninar o bebê andando pela casa ou mesmo de carro

É essencial que o bebê tenha um local apropriado para dormir e que deve ser preferencialmente o seu próprio berço. “Isso fará parte da rotina para adormecer tranquilo. Andando pela casa, no carro, são rotinas que acabam por extenuar os pais que precisarão repetir todos os dias estas atividades, o que será penoso com o passar do tempo”, explica Eduardina Tenenbojm.

Colocar o bebê para dormir cada dia de um jeito

O bebê, assim como nós adultos, são sensíveis às rotinas que se repetem todos os dias no que se refere ao sono. “A rotina traz bem-estar e diminui as tensões. O bebê, mesmo pequeno, se habitua com as atitudes dos pais na hora do sono e na verdade passa a aguardá-las para tranquilizá-lo e adormecer”, observa Eduardina Tenenbojm.

Muito agito na hora do sono

Realizar muitas atividades e muito barulho próximo da hora do sono também não é orientado, pois não ajudará o pequeno a relaxar adequadamente.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários