Desmame: dicas para desmamar criança de 2 anos
Saiba mais sobre o desmame e dicas de como desmamar uma criança de dois anos
O desmame pode gerar muitas dúvidas. A orientação da Organização Mundial da Saúde é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida e depois seguir como complementação da dieta até os dois anos de idade ou mais.
E existem maneiras de encerrar a amamentação da melhor forma possível. “O melhor momento para encerrar a amamentação é quando a mãe e bebê sentirem que é o momento exato”, afirma Cinthia Calsinski é enfermeira obstetra pela Unifesp e Consultora Internacional de Lactação pela IBCLC.
O desmame pode ocorrer de algumas formas
• Abrupta, isto acontece quando a mãe precisa interromper o aleitamento repentinamente por conta de uma enfermidade, como a mastite, o ingurgitamento ou algum outro motivo;
• De forma planejada ou gradual;
• Parcial ou gentil, desta maneira é quando as mamadas são interrompidas de forma gradual e substituídas por outros momentos de prazer e vínculo, como o brincar ou estar junto;
• Natural, quando a criança decide deixar o peito por livre e espontânea vontade.
Dicas para realizar o desmame
A maneira como o desmame será feito, com exceção daquele de forma abrupta e do natural, é uma escolha da mãe. “Sempre pergunto para a mãe qual é a sua expectativa em relação ao desmamar. Se ela acha que o bebê vai dormir melhor e a noite toda porque pegou a mamadeira, pode se decepcionar porque não é uma regra que isso vá acontecer. Se optar por interromper o aleitamento, a mulher deve se sentir segura de que o vínculo com o bebê não vai mudar por conta disso”, disse Cinthia.
1. Tire uma mamada por vez
Uma maneira interessante de realizar o desmame é tirando uma mamada por vez. E não importa qual será retirada primeiro, é preciso ver realmente qual faz mais sentido para você e seu filho. Ao retirar aos poucos, você também faz com que seu leite vá diminuindo gradualmente e assim evita mastite, leite empedrado, entre outros.
2. Não ofereça, mas não recuse
Durante este processo de desmamar, a enfermeira Cinthia Calsinski orienta que a mãe não ofereça o peito, mas também não recuse se o neném procurar.
3. Conte com a ajuda do pai ou outra pessoa
O papai ainda pode ser um grande aliado também, ajudando a fazer o bebê dormir sem a mamada e ajudando a distrair a criança com brincadeiras. O pai também pode ajudar a substituir a mamada por outras refeições/alimentos em parceria com a mãe.
4. Converse com a criança sobre o que está ocorrendo
Se o seu filho tem cerca de dois anos você já pode ir conversando com ele sobre este desmamar que está acontecendo. E vocês podem fazer acordos como: “agora a tarde você vai comer só o lanche, não vai ter mais o mama”. Se for possível, é interessante incluir a criança nesta decisão de ir reduzindo a amamentação.
5. Alternativas
Converse com o pediatra de seu filho sobre a possibilidade de oferecer a fórmula ou algum outro alimento como substituição do leite materno durante o processo de desmamar sua criança. Em alguns casos isso pode ser orientado e em outros não.
6. Pequenas mudanças na rotina
Para ajudar no desmame você pode tentar fazer pequenas mudanças na rotina do seu filho para que ele não lembre do mama e, portanto, não o peça. Por exemplo, se de manhã seu filho costumava deitar na cama com você para mamar, você pode mudar isso para um café da manhã na cozinha juntos.
7. Outras distrações
Quando a criança pedir para mamar, você pode tentar oferecer outras distrações, como brincar ou passear. As crianças nessa idade pode aceitar bem essas trocas. Você também pode propor adiar a mamada. Por exemplo: se seu filho pedir o mama, você pode responder: ‘na hora de dormir você mama’ ou ‘quando chegarmos em casa’.
8. Muito abraço e carinho
Nesta fase do desmamar uma coisa que ajuda bastante é oferecer muitos abraços e carinhos para o seu pequeno. Afinal, a amamentação para a criança também é uma forma de apoio emocional e carinho.