Cuidados ao introduzir alimentos pro bebê que consome fórmula

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja a partir de quando oferecer alimentos sólidos pro bebê que consome fórmula e mais

Independente do seu bebê consumir exclusivamente a fórmula ou suplementar a amamentação com fórmula, saiba que é preciso ter alguns cuidados especiais ao introduzir os alimentos para os bebês que ingerem fórmula.

A seguir, confira quais são esses cuidados importantes ao introduzir alimentos sólidos para os bebês que consomem fórmula:

Links Patrocinados

Idade certa

Muitas pessoas costumam achar que a introdução dos alimentos deve ocorrer antes no caso dos bebês que ingerem fórmula, mas isto não é verdade.  Assim como no caso dos bebês que mamam no peito, a introdução dos sólidos para os bebês que consomem fórmula deve ocorrer aos seis meses de vida.

Links Patrocinados

Além disso, é importante aguardar que o bebê dê alguns sinais de que está pronto para a introdução dos sólidos. Estes sinais são:

  • Demonstra interesse em comida, ou seja, passa a observar os outros comendo, abre a boca quando a comida se aproxima, entre outros;
  • Já é capaz de manter o pescoço firme e sentar sem apoio;
  • Ter as habilidades motoras para comer, ou seja, não empurra a comida da boca, mas sim a engole;
  • Geralmente pesa o dobro do seu peso ao nascer.

Fórmula primeiro

Durante a introdução dos sólidos, os bebês devem ser alimentados com a fórmula antes de ingerir as comidas. Assim, o bebê adquire a quantidade necessária da fórmula, que deve ser a principal fonte de nutriente do bebê até um ano de idade.

Mistura entre sólido e fórmula

Ao introduzir o alimento para o bebê que consome fórmula, é interessante começar com um cereal, como o arroz, misturado com a fórmula, para que atinja a consistência necessária para o bebê naquele momento. Nos primeiros dias ofereça cerca de uma a duas colheres de sopa de cereal e o misture com fórmula para seu bebê. Este alimento deve ser oferecido na colher e não na mamadeira.

Uma vez que seu bebê se adapta ao cereal, você pode começar a introduzir outros alimentos como: frutas amassadas com garfo, legumes também amassados e carnes. Ofereça um alimento novo por vez.

Saiba mais sobre introdução dos alimentos para os bebês aqui.

Fonte consultada:

KidsHealth

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados