Conheça seis sinais que o bebê dá de que está passando frio
O bebê dá alguns sinais de que está passando frio. E ficar atento a estes sinais é importante especialmente porque os bebês perdem o calor bem mais rápido do que os adultos e correm maior risco de sofrer uma hipotermia.
Sinais de que o bebê está passando frio e os cuidados que precisa ter
A hipotermia ocorre quando o corpo perde calor mais rápido do que pode produzir e isto faz com que a temperatura do corpo fique perigosamente baixa.
Confira a seguir quais são os principais sinais de que o bebê está passando frio:
Extremidades muito geladas
Cheque as mãozinhas e pezinhos de seu filho e observe se elas estão geladas. “Verifique pelas extremidades do bebê, se elas estiverem geladas é melhor colocar mais roupas ou cobertas, caso ele esteja dormindo”, orienta a pediatra Denise Bedoni do Hospital Leforte. Vale ressaltar que no caso dos bebês, caso vá colocar uma coberta, ela deve ficar apenas até a altura do peito do pequeno e deve ficar presa embaixo do colchão. Estes cuidados são necessários para evitar sufocamento.
Cheque o peito, pescoço e costas do seu filho
Além das extremidades, os pais também podem checar o peito, pescoço e costas dos bebês. Se eles estiverem frios, isto também é um sinal de que os pequenos estão com frio e precisam de mais camadas de roupas. Agora, caso o pequeno esteja suado nas regiões, isto é um sinal de que ele está passando calor e pode ser necessário retirar alguma camada de roupa.
Medir a temperatura do bebê
Medir a temperatura do seu filho também é uma maneira de saber se ele está com frio ou não. A temperatura normal varia entre 35.6 ⁰C e 37.2⁰C, se estiver abaixo disso é sinal de que a criança está passando frio.
Comportamento dos pequenos
Caso os pequenos estejam mais moles, muito silenciosos e se recusando a alimentar isto também, aliado aos outros sinais já mencionados, pode ser um sintoma de que ele está com frio.
Choro sem motivo
Seu filho começou a chorar de repente e não é fome, nem fralda suja, nem cólicas ou nenhum outro motivo aparente, pode ser frio. Neste caso, também é importante checar os outros sinais acima a fim de constatar se ele realmente está com frio.
Acordar no meio da noite sem motivo
Caso seu filho acorde no meio da noite e não é fome, fralda suja, cólicas, entre outros possíveis incômodos, pode ser frio. Também neste caso, cheque se há outros sintomas mencionados acima para ver se seu pequeno está com frio ou não.
Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria
NHS – Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido