Entenda quando é possível saber qual o sexo do bebê
Veja a partir de qual semana dá para saber se o bebê será menino ou menina
Depois do teste de gravidez dar positivo, muitas mamães ficam bem ansiosas para saber qual será o sexo do bebê. Os exames de imagem dependem de que o feto esteja em um tamanho razoável para que o sexo possa ser identificado. Fatores como a experiência do ultrassonografista e a qualidade do aparelho utilizado também influenciam bastante na hora de acabar com a ansiedade dos papais.
Então, de forma geral, é possível saber o sexo entre a 15ª e a 16ª semana, quando o médico faz um ultrassom basicamente com esse objetivo. “Normalmente é possível descobrir se terá uma menina ou um menino a partir da 15ª semana de gestação. Mas alguns fatores são determinantes para esse diagnóstico, incluindo a posição do feto no momento do exame”, afirma o ginecologista obstetra Roberto Antonio de Araujo Costa, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em alguns casos, o médico consegue identificar o sexo durante o ultrassom morfológico, feito a partir a 11ª semana de gravidez. Porém a confiabilidade do resultado nesse período de gestação ainda não é a ideal.
Como saber o sexo antes da 15ª semana?
Hoje em dia, a medicina evoluiu bastante e as mamães mais ansiosas podem descobrir o sexo a partir da 8ª semana. Para isso ela terá que realizar um exame de sexagem fetal que analisa o sangue da mãe e do pequeno. O resultado é altamente confiável com uma margem de erro de apenas 1%.
Dificilmente os planos de saúde cobrem esse exame, mas ele pode ser encontrado em muitas clínicas e hospitais a um preço acessível. Mas, vale lembrar que durante o primeiro trimestre de gestação os abortos espontâneos são comuns, assim cabe ao casal avaliar se saber o sexo do filho tão antecipadamente é uma boa opção para eles.