Fala do bebê: dicas para os pais estimularem
Entenda quais práticas podem ajudar no desenvolvimento da fala do seu bebê
O desenvolvimento da fala do bebê é certamente um dos momentos mais aguardados pelos pais da criança. Ouvir as primeiras palavras sendo pronunciadas traz muita alegria para a família. Pois, além de ser muito fofo, marca o momento em que a interação entre pais e filhos alcança outro patamar.
É importante que esse momento seja acompanhado de estímulos para que a fala da criança possa se desenvolver de maneira adequada. Sendo assim, continue com a leitura e aprenda dicas sobre as melhores práticas para estimular o seu bebê a falar.
Por que é importante estimular a fala do bebê?
As primeiras palavrinhas do bebê costumam ser pronunciadas por volta dos 12 meses de idade. Porém, apenas aos 3 anos, ele vai ser capaz de pronunciar as frases de forma mais coerente. Lembrando que cada criança tem o seu tempo próprio para o desenvolvimento da linguagem.
Durante todo esse período, é fundamental que os pais adotem algumas práticas para estimular a habilidade de fala do bebê. Por meio desses estímulos, ele será capaz de reconhecer melhor os sons, aumentar o vocabulário e diferenciar as palavras, o que vai facilitar na hora de formar as primeiras frases.
Quais são as melhores práticas?
Como vimos, o uso de algumas práticas são fundamentais para ajudar a estimular a fala do bebê. A seguir, conheça algumas dicas que vão contribuir para essa finalidade.
Converse com o pequeno
A principal dica para estimular o bebê a falar é conversar com ele. “Os pais precisam manter o hábito de se dirigir ao bebê como uma pessoa que já tem capacidade de compreender o significado de muitas conversas”, orienta o pediatra Renato Santos Coelho, presidente do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
Pronuncie as palavras de forma correta
Apesar de os bebês menores de 1 ano e meio ainda não serem capazes de pronunciar corretamente as palavras, elas já são compreendidas por eles. Sendo assim, procure sempre pronunciar as palavras corretamente, fazendo pausas entre uma e outra para que a criança possa compreender melhor o som de cada palavra.
Estimule a criança a falar o que quer
Quando o bebê apontar para algo que deseja (seja um brinquedo, seja um alimento) estimule-o a pronunciar o que está pedindo. Por exemplo, em vez de apenas entregar um alimento que a criança apontou na fruteira, pegue a fruta, mostre-a ao pequeno e repita o nome dela corretamente.
Conte histórias
Ler histórias utilizando livros curtos e com várias figuras pode ajudar bastante. Quando as palavras são pronunciadas de maneira correta durante a leitura, isso contribui para enriquecer o vocabulário do bebê. Para despertar a atenção, procure narrar a história dando voz e expressão facial para cada personagem.
Cante para o bebê
A canção permite que o bebê ouça novas palavras em tons diferentes, o que vai ajudar na hora de falar. Além disso, quando os pais e familiares cantam para a criança, transmitem uma sensação de segurança e conforto. Assim, ela pode assimilar melhor o que é dito.
Que erros devem ser evitados?
Além de aprender sobre as práticas que ajudam a estimular a fala do seu bebê, também é preciso que você conheça alguns erros que podem prejudicar o processo. Entre eles, podemos citar:
- procure não fazer uso de palavras no diminutivo;
- evite repetir a pronúncia errada da criança, pois isso só vai fazer com que ela demore mais para aprender a palavra. Sendo assim, dê destaque apenas à palavra correta;
- não troque os nomes de objetos (por exemplo, chupeta por “peta” ou mamadeira por “tetê”). Nesses casos, a criança pode ficar confusa, já que terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto;
- ao falar com o bebê, procure não ficar de costas ou fora do nível dos olhos dele. Manter-se frente a frente ajuda a criança a compreender melhor a entonação da palavra e a ver os movimentos dos lábios;
- evite completar as frases ou adivinhar de imediato o que o bebê está tentando falar. Caso não compreenda, pergunte novamente e ajude o pequeno a se expressar;
- nunca corrija as palavrinhas erradas. Em vez disso, use outra frase com a mesma palavra, pronunciando da maneira correta.
Viu só como algumas práticas simples podem contribuir para desenvolver a fala do bebê? É importante frisar que cada criança tem o seu próprio ritmo. Porém, caso você perceba que a fala do seu pequeno não está se desenvolvendo como deveria, não hesite em procurar a ajuda de um profissional.
Gostou das dicas? Para não perder nenhum conteúdo interessante e útil como este, siga agora mesmo o Bebê Mamãe no Facebook, Instagram e Twitter!